Bachelet vence e volta à presidência do Chile

Líder socialista obteve uma vitória folgada no 2º turno sobre Evelyn Matthei

 

A líder socialista Michelle Bachelet, de 62 anos, teve 60% dos votos voltou à presidência do Chile neste domingo (15), após uma vitória folgada no segundo turno sobre a conservadora Evelyn Matthei, candidata do atual presidente Sebastián Piñera.

Menos de duas horas após o fechamento das urnas, ainda sem todos os votos apurados, a economista Evelyn Matthei, de 60 anos, reconheceu a vitória da rival. ‘Está claro. Ela ganhou. Dou parabéns’, disse.

Com 81% das urnas apuradas, Bachelet aparecia com mais de 60% dos votos, com menos de 40% de Matthei.

A vitória de Bachelet, pediatra de 62 anos, marca o retorno da esquerda à presidência do Chile, após quatro anos de governo de centro-direita de Sebastián Piñera, aliado de Matthei. A líder socialista encontra um país diferente do que assumiu em 2006, à frente da Concertação, coalizão de esquerda que governou o Chile por duas décadas.

Nos últimos dois anos, o Chile se viu envolto em uma série de revoltas estudantis que evidenciaram o descontentamento da população chilena com parte das políticas econômicas e sociais do país.

As manifestações pela reforma do sistema educacional provocaram os maiores protestos no país desde o movimento pelo fim da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990).

Bachelet fez da reforma da educação uma de suas principais bandeiras de campanha. Quatro líderes estudantis se lançaram como candidatos na coalizão de esquerda e foram eleitos, dando força às reformas prometidas por Bachelet, que defendeu a gratuidade da universidade pública, mas também representando um grande desafio para manter a coalizão unida.

À frente da colizão Nova Maioria, que reúne socialistas, comunistas e democratas-cristãos, Bachelet deve fazer um governo mais à esquerda, segundo analistas.

Cara a cara

Filhas de generais que estiveram em lados opostos na ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), Matthei e Bachelet se conhecem desde a infância mas tiveram trajetórias diferentes. As duas estudaram no exterior e militaram em política, mas em lados diferentes.

Nos anos 1950, as candidatas eram vizinhas e costumavam brincar juntas na base aérea onde seus pais serviam.

Os pais de Bachelet e de Matthei eram amigos e generais na Força Aérea chilena até pouco antes do golpe de 1973, mas estiveram em lados opostos durante a ditadura militar.

O pai de Bachelet, Alberto Bachelet, foi preso, torturado e morreu na prisão. Ele era ligado ao ex-presidente Salvador Allende, derrubado pelos militares que tomaram o Palácio presidencial de La Moneda.

O pai de Matthei, Fernando Jorge Matthei, foi chefe da Força Aérea na era Pinochet – que comandou o país de 1973 e 1990 – e responsável pela escola militar onde o pai de Bachelet, Alberto, morreu de ataque cardíaco enquanto estava sendo torturado.

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

MEC pune 60 faculdades com nota abaixo de 1,45

Instituições mal avaliadas nos últimos três anos não poderão...

Britânico cria escola de inglês gratuita na Rocinha

Jody King, 30 anos, nascido em Newcastle, na Inglaterra,...

Professora cobra do MEC cumprimento da lei de ensino de cultura afro-brasileira

O caso chamou a atenção semanas atrás e ganhou...

Plano de Aula: A longa batalha pela igualdade racial

Ensino Médio ObjetivosA partir de dados sociodemográficos, avaliar a condição...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=