Polícia reconstitui agressão a vigilante negro no Carrefour de Osasco (SP)

Por: TATIANA SANTIAGO

Após quase um ano da agressão contra o vigilante Januário Alves de Santana, 40, no supermercado Carrefour em Osasco (Grande SP), será feita a reconstituição do crime, na manhã desta terça-feira. Santana, que é negro, afirma ter sido vítima de racismo.

Na época, a vítima foi espancada após ter sido confundida com um assaltante, quando tentava entrar em seu carro –um Ford EcoSport–, que estava parado no estacionamento, no dia 7 de agosto. O carro estava registrado no nome da mulher de Santana, que fazia compras no mercado com os dois filhos do casal.

A reconstituição está marcada para começar às 10h e terá a participação dos cinco seguranças que agrediram Santana e de dois policiais que insultaram o vigilante, ao invés de socorrê-lo. É a primeira vez que a vítima e os agressores se encontram.

“A burocracia do Estado faz com que a Justiça tarde”, diz o advogado de defesa Dojival Vieira. As imagens do circuito de segurança, encaminhadas para perícia na época, tiveram o laudo emitido somente em março deste ano.

Segundo ele, inicialmente, o caso foi registrado como lesão corporal, mas deveria ter sido apurado como tortura.

“Até agora o inquérito do caso não foi concluído. No início, foi classificado como lesão corporal dolosa, mas eu pedi que fosse incluído como crime de tortura”, diz Vieira. Com as agressões, o vigilante quebrou o maxilar e teve que passar por uma cirurgia. Ele não foi socorrido e foi dirigindo até o hospital.

O Carrefour informou que afastou a gerência de sua loja em Osasco (Grande São Paulo) e substituiu a empresa que prestava serviços de segurança para o supermercado após o relato do cliente.

A Polícia Militar abriu um procedimento interno para apurar se policiais que atenderam Santana foram negligentes na hora de prestar socorro ao vigilante após a agressão.

O inquérito está sendo apurado pela delegada do 9º DP de Osasco (Grande SP), Rosângela da Silva.

+ sobre o tema

Adivinhe quem veio para morar

Berço da imigração europeia, o sul do país é...

“Meu avô teria me fuzilado”, diz neta negra de comandante nazista

Aos 38 anos, Jennifer Teege descobriu sua verdadeira...

para lembrar

Direito à memória

Eunice Farah, 77 anos, era uma foliã apaixonada e...

Manifesto pós-Coimbra

Estive, durante esses quase dois anos, morando em Coimbra....

Assassino de Toulouse morreu com tiro na cabeça

O assassino confesso de sete pessoas em Toulouse e...

Moradores acusam PM de executar adolescente de 16 anos no Panorama em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira    Um adolescente de 16 anos foi assassinado...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=