A cobiça pelo Ministério do Esporte

Por José Dirceu

“Uma pessoa que já foi presa e é alvo de um inquérito policial vira a fonte da verdade. Coloco-me à disposição para ir ao Congresso dar explicações. Um bandido me acusa e eu tenho que me explicar”. Esta foi a primeira reação do ministro dos Esportes, Orlando Silva, ao responder à matéria principal da revista Veja desta semana, na qual ele é acusado de receber dinheiro de ONGs.

O ministro emitiu nota desmentindo ponto a ponto da matéria e adiantou que já forneceu explicações ao governo. O principal denunciante na reportagem é um policial militar de Brasília, dono de academias de esportes e dirigente de ONGs que lhe possibilitaram firmar convênios com o Ministério dos Esportes, dentro do Programa Segundo Tempo.

O denunciante foi processado e preso sob a acusação de que não aplicou devidamente os recursos obtidos com essas parcerias. Segundo integrantes do PC do B, há meses, a partir do momento em que o Ministério passou a lhe cobrar legalmente a devolução de R$ 3 milhões desviados desses convênios, ele passou a achacar pessoas da Pasta e a ameaçar usar a imprensa para passar a acusação que fez.

Desde que foi criado no governo FHC o Ministério dos Esportes era considerado inexpressivo. Há algum tempo, porém, com os milhões que tem de administrar em obras para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil tornou-se muito cobiçado. O Ministério peita, ainda, interesses poderosos – inclusive da parte da FIFA – que querem derrubar a meia entrada e a venda de bebidas alcoólicas em estádios na Copa do Mundo no Brasil.

Fonte: Blog do Miro

+ sobre o tema

Encontro Ibero Americano em Salvador-BA

Inscrições para o Afro XXI estão abertas pela internet...

Garçons irão a julgamento pelo assassinato do neto de Malcolm X

Um juiz mexicano ordenou no sábado (19) o início...

Noites das lágrimas em África uma conversa com o escritor Marcelo Aratum

Para falar da minha experiência é nada mais que...

‘Vivemos em guerra’, diz mulher sobre tensão em área de quilombo na Bahia

Fuzileiros passaram noite no quilombo Rio dos Macacos, diz...

para lembrar

Emocionado, Pelé lança livro e relembra histórias inesquecíveis da carreira

Eleito melhor jogador da história do futebol o brasileiro...

O que é o Crop Over, ‘carnaval’ de Barbados frequentado por Rihanna

Rihanna apareceu usando uma fantasia digna de musa carnavalesca...

5 discos para não esquecer que o rock é som de preto

De Little Richard à Miles Davis e de Chuck...

Personalidade Negras – Solano Trindade

Filho de pai sapateiro e mãe operária e quituteira,...
spot_imgspot_img

Sesc tem festival gratuito que celebra cultura negra

Entre os dias 10 e 15 de junho, acontece o Festival Sesc Culturas Negras que, com entrada gratuita, oferece apresentações musicais e teatrais, oficinas e rodas...

O interior paulista e o ativismo negro: sobre o Festival Grito Cultural de Hortolândia – SP

No ano de 2025, o Instituto Doné Eleonora, localizado em Hortolândia - SP, inspirou-se na COP30, que será sediada em nosso país, em ecologias...
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.