A linda e desconhecida África, em São Paulo

Festival Afreaka: encontros entre Brasil e África Contemporânea

Do Negrobelchior

Por Douglas Belchior

Uma iniciativa multidisciplinar que visa romper os estereótipos presentes da África no Brasil, evocando o seu lado inovador, proativo e artístico e promovendo o diálogo de representantes da cultura de raízes afro-brasileiras com artistas e intelectuais contemporâneos do continente africano. Realizado em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade, principal biblioteca pública de São Paulo e sede das atividades, o “Festival Afreaka: encontros entre Brasil e África Contemporânea” acontece entre os dias 9 e 27 de junho e oferece o melhor das artes visuais e gráficas, literatura e ciências humanas do mundo africano.

Alexandre-Keto-4-quênia-samburu-

A programação, que será inteiramente gratuita, conta com três instalações expográficas fixas. A Exposição Protagonistas Africanos vestirá a Biblioteca Mário de Andrade, oferecendo ao público um mergulho nas expressões contemporâneas que abordam sustentabilidade, artes e sabedorias complexas do continente negro. Ainda, a mostra Mulheres Africanas, da artista plástica Surama Caggiano, traz composições em mosaico de belas mulheres negras, que estimulam o povo brasileiro a ir ao encontro de sua origem em África. No terceiro andar, o visitante poderá presenciar o encontro explosivo de cores e contrastes, onde as lentes africanas e afro-brasileiras se unem trazendo a sensibilidade e inovação artística na fotografia.

 

Seis workshops inéditos serão o destaque da programação variada: renomados artistas e intelectuais promoverão encontros para discutir e compartilhar experiências sobre HUBs e inovação, performance multimídia, moda afro futurística, mídia alternativa, arte digital e cabelo como instrumento político. Ainda, duas palestras e quatro mesas de debates trazem grandes nomes africanos e brasileiros das artes contemporâneas para pensar novas formas de discussão sobre a produção cultural e o protagonismo negro. Cinema e grafitti não ficarão de fora da agenda, preenchendo o festival com cores e imagens.

manifesto6

Com uma abordagem inovadora, o Festival Afreaka nasce para colaborar com a promoção da cultura de forma ampla por meio de obras e artistas capazes de sensibilizar e dialogar com o público, incitando uma reflexão mais profunda sobre uma das principais regiões de origem da população brasileira. Ao estimular a ruptura de estereótipos, o evento traz à tona um debate relevante sobre a importância da multiplicidade de versões, revelando um continente ilustrado de forma inédita, criando um valoroso produto cultural e trazendo aos olhos um tema que merece registro.

O evento é inspirado na proposta do coletivo Afreaka, que se apresenta como uma plataforma de mídia, educação e produção cultural, que comunica para desenvolver e quebrar velhos pensamentos estereotipados acerca de África e tudo que envolve sua história e cultura. Pensando de maneira horizontal, o projeto se estabelece como alternativa sólida para os que desejam ir de encontro com suas origens.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Onde: Biblioteca Mário de Andrade, R. da Consolação, 94 – Centro, São Paulo.

Quando: Do dia 9 a 27 de Junho

Quanto: GRATUITO, com retirada de senha uma hora antes do início de cada evento

+ sobre o tema

A vida é loka, por Sérgio Vaz

Esses dias tinha um moleque na quebrada  com uma arma...

Machado de Assis chega às escolas francesas

O maior escritor brasileiro da história enfim começa a...

para lembrar

Jogador nigeriano expulso de campo, é ameaçado de morte

Por: Robson Lessa | France Presse Atenção redobrada com...

AFFIRMATIVE ACTION

O prestigioso "The Chronicle of Higher Education" dá a...

Bill Gates quer ajuda do Brasil na África

A Fundação Bill & Melinda Gates, do empresário...

Raça e etnia influenciam acesso aos recursos de saúde para tratar infecções

Os afro-americanos e os latinos têm menos acesso a...
spot_imgspot_img

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...

Exposição com fotos de imigrantes africanos em SP escancara racismo brasileiro

Terminado o genocídio em Ruanda, as tensões políticas se espalharam pelo continente africano, no prenúncio de mais uma crise humanitária, a Segunda Guerra do Congo....

Com perfis do acadêmico ao ativista, empreendedores africanos valorizam raízes na moda

As histórias de empreendedores africanos no Brasil têm origens tão diferentes quanto os países do continente. Em um olhar sobre o setor de moda, encontram-se desde...
-+=