A mãe de Pedro Ivo quer justiça – e você?

Às 8 da manhã, Pedro parou para falar com um adolescente da comunidade e fazer um convite: “Domingo tem igreja”.

Por Atila Roque enviado para o Portal Geledés

Aos 19 anos de idade, ele trabalhava no Centro de Distribuição de Alimentos, em Irajá, e estava noivo. Enquanto conversava, policiais do Batalhão de Choque chegaram atirando e todos começaram a correr – menos Pedro. Ele foi morto por um tiro disparado pela polícia.

“Eu sei quem era meu filho. (…) Isso é muito doloroso: ver uma criança com um futuro pela frente tomar um tiro nas costas ou na cabeça” – Helena, mãe de Pedro Ivo

Posicione-se ao lado de Helena e de todas as mães que perderam seus filhos em operações da polícia. É sua assinatura que pode fazer a diferença no caso de Pedro Ivo e tantos outros. Demande justiça agora.

O relatório ‘Você matou meu filho’, lançado este mês pela Anistia Internacional, traz dados inéditos sobre mortes em operações policiais no estado do Rio de Janeiro, e casos como o de Pedro Ivo. Do total de homicídios na capital do Rio de Janeiro em 2014, 15,55% foram cometidos pela polícia, durante operações policiais.

O que o documento mostra é que nem todas as mortes em operações policiais ocorrem em legítima defesa. Para que não haja dúvidas de que a polícia está cumprindo seu dever de proteger a população, todos os casos de mortes que ocorrem em operações policiais devem ser investigados de forma célere e transparente. Posicione-se ao nosso lado por justiça.

Para escrever o relatório, entrevistamos mais de 50 pessoas de comunidades – testemunhas, familiares das vítimas e servidores públicos -, membros das Polícias Civil e Militar, especialistas do campo da  segurança pública e defensores públicos do estado. Também tivemos acesso a registros de ocorrência, atestados de óbito, laudos periciais, inquéritos policiais, fotos e vídeos.

Esta é nossa contribuição como organização de direitos humanos. Vamos continuar mobilizados por justiça, e por uma política de segurança pública mais transparente, que respeite direitos fundamentais e defenda a população.

Posicione-se conosco. Assine a petição.

+ sobre o tema

Índios Viviam Na Amazônia 11 Mil Anos Antes Da Chegada Dos Colonizadores

Quando os primeiros exploradores espanhóis e portugueses descobriram a...

Tirando a Máscara

O Brasil já é conhecido por ser um dos...

Jogador de vôlei afirma ter sofrido racismo em jogo da Superliga

Em um jogo da rodada da Superliga Masculina...

para lembrar

Negros na Itália

- Negros na Itália - Os negros na Itália...

Após sofrer racismo, jovem se vinga e faz sucesso nas redes sociais

A jovem Tora Shae chamou a atenção da web após contar uma...

Discriminación y racismo recorren Italia

Los insultos racistas contra un jugador de fútbol negro,...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=