A melhor notícia do ano

Dados do IBGE mostram que a consciência do povo está mudando e sua autodeclaração também

A melhor notícia que li este ano veio do IBGE: a parcela do povo que se autodeclara de raça/cor preta aumentou de 8,6% em 2017 para 10,6% em 2022. O percentual pode parecer pequeno numa população estimada em 213 milhões, mas não é. Ao contrário.

É bastante coisa para uma sociedade que desde o século 19 vem mascarando sua identidade étnica a ponto de criar a classificação de pardo para quem não tem a tez retinta e de se auto intitular uma “democracia racial”. Somados, pretos e pardos (45,3%) são 55,9% dos brasileiros.

Trata-se de um claro (não resisti ao trocadilho) sinal de que nós, negros, estamos ainda mais dispostos e determinados a seguir resistindo e lutando pelo respeito a nossos corpos e a nossos direitos.

No livro “Tornar-se negro – ou as Vicissitudes da Identidade do Negro Brasileiro em Ascensão Social“, a psicanalista Neusa Santos Sousa afirma que “no Brasil, nascer com a pele preta e compartilhar de uma mesma história de desenraizamento, escravidão e discriminação racial não organiza, por si só, uma identidade negra”.

Isso reforça a importância de políticas de ação afirmativa, como as cotas nas universidades, e da ampliação do debate nacional sobre as desigualdades criadas e mantidas por questão racial.

Não é por acaso que pouco se fala sobre racismo nas escolas do país e que o protagonismo de personagens negras e indígenas em diversos momentos da nossa história seja ocultado. Ou que a lei que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro não seja realidade efetiva apesar de existir há 20 anos (lei 10.639/03).

O letramento racial é fundamental para enfrentar o imaginário racista e institucionalizado de que o ser humano, bonito, desejável e digno de valor é branco. Milhões de brasileiros foram criados para sentir vergonha de suas origens, como se fossem descendentes de povos sem mérito ou cultura. O dado do IBGE mostra que a consciência desse coletivo está mudando.

+ sobre o tema

‘Ainda não sei o porquê disso’, afirma filho de idoso espancado por 3 jovens

Polícia Civil suspeita que agressores integram grupo neonazista do...

Bob Dylan é processado por suposto racismo contra croatas

A justiça da França processou o cantor norte-americano...

Para cotistas de pioneiras em ações afirmativas, reserva é estímulo

Beneficiados por diferentes programas dizem que as cotas deram...

Alemães querem combater “antro” do neonazismo na Alemanha

Marchas neonazistas e grafites de teor racista deram a...

para lembrar

Glória Maria reclama de preconceito: “As pessoas estão mais intolerantes”

Primeira repórter negra da televisão, Glória Maria ainda sofre...

Justiça julgará vários crimes de racismo cometidos pela internet

Conexão de provas leva à reunião de processos sobre...

Senado aprova projeto que adota cota sócio-racial

Escolas privadas e Universidades reagem à decisão. "Essa atitude...

Racismo e eugenia num ônibus da Zona Sul do Rio

A atriz e jornalista Tracy Segal escreveu uma crônica...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=