Acusado de racismo, Terry inicia julgamento alegando inocência

 

 

Capitão do Chelsea, o zagueiro John Terry iniciou nesta segunda-feira sua defesa no tribunal de Westminster, em Londres, sobre a acusação de racismo contra o zagueiro Anton Ferdinand – irmão de Rio Ferdinand, do United. No primeiro dia de julgamento, o defensor manteve sua posição de alegar inocência no caso, ocorrido no jogo entre os ‘Blues ‘e Queens Park Rangers, equipe de Anton, no dia 23 de outubro do ano passado.

A expectativa é de que o processo dure cinco dias. Caso seja considerado culpado, Terry pode sofrer, como pena máxima, uma multa de 2,5 mil de libras (quase R$ 8 mil). Na chegada ao local, o jogador não conversou com a imprensa, mas viu um pequeno número de torcedores desejando-lhe boa sorte. Ashley Cole e Mikel, também jogadores do Chelsea, estavam perto do incidente na partida, mas não serão usados como testemunhas.

Em dezembro do ano passado, a procuradoria de Londres decidiu iniciar um inquérito, analisando imagens do incidente. Com a temporada ainda em curso, foi decidido que o julgamento seria adiado apenas para após a realização da Eurocopa, garantindo, assim, o jogador na disputa no torneio de seleções.

A Federação Inglesa, porém, preferiu punir o jogador antecipadamente e tirou dele a faixa de capitão. O incidente irritou o então treinador Fabio Capello, que preferia esperar o final do julgamento para tomar uma posição.

A divergência causou a saída do italiano, substituído depois do Roy Hodgson, ex-treinador do West Bromwich.Com o novo comandante, Terry realmente não usou a tarja de capitão, mas foi convocado para jogar o torneio de seleções europeias. Por outro lado, titular do Manchester United, vice-campeão inglês, Rio Ferdinand não foi chamado.

À época, questionado se aquela decisão tinha algo a ver com o julgamento que envolvia o jogador do Chelsea e o irmão de Rio, Hodgson disse que não, e era uma decisão ligada apenas a questões do futebol.

 

 

Fonte: Placar

+ sobre o tema

Estado de SP registra aumento de 86% em denúncias de discriminação racial em 2021

O número de denúncias por discriminação racial recebidas pela...

Em Foz, fascistas culpam Dilma pela presença de haitiano e passam a espancá-lo

  Getho Mondesir foi vítima de racismo e sofreu espancamento...

Literatura infantil para incentivar a autoestima em crianças negras

A escritora Taís Espírito Santo lança o livro infantil...

Segurança pública, racismo e a construção dos sujeitos ‘matáveis’ no Brasil

Por Atila Roque Do Atila Roque Não gostamos do que vemos...

para lembrar

Racismo: Tiago Paulino contratou um taxi que o levou direto para a porta da delegacia

Jovem é preso por atitude preconceituosa de taxista Tiago...

“Você volta para o tronco”, diz negra que perdeu vaga de medicina para branco que fraudou cotas

Recentemente, 24 estudantes brancos foram expulsos da Universidade Federal...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=