Adesão de ditadura gera críticas à CPLP

Por: AMARO GRASSI

Bloco lusófono debate amanhã entrada da Guiné Equatorial, que tornou o português idioma oficial anteontem

Brasil apoia, alegando que ingresso aumentará influência sobre o país; intelectuais assinam carta aberta contrária


A CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) discute amanhã a possibilidade de adesão da Guiné Equatorial, polêmica pretensão que opõe intelectuais lusófonos e governos interessados em expandir o bloco.

O país africano -de área equivalente a Alagoas e localizado na costa oeste central do continente- é observador da CPLP desde 2006 e agora pleiteia adesão plena à comunidade, criada em 1996 para aproximar os países de língua e cultura portuguesas.

 

O pleito, no entanto, é polêmico. A Guiné Equatorial não tem no português a sua principal língua, e somente anteontem o presidente Teodoro Obiang o oficializou como a terceira língua -as outras são espanhol e francês.

Além disso, a candidatura recebe críticas pelo fato de Obiang estar há 31 anos no cargo -chegou ao poder em um golpe em 1979. Ele é acusado de uma longa lista de desrespeitos aos direitos humanos, perseguição de opositores e fraude de eleições.

Para o Itamaraty, o ingresso da Guiné Equatorial, embora não esteja na pauta, deve ser discutido amanhã, na 8ª Conferência de Chefes de Estado da CPLP, em Luanda (Angola). O chanceler Celso Amorim representa o Brasil.

Em visita no início do mês ao país, de 560 mil habitantes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chancelou o ingresso na CPLP. O governo diz que a aproximação com o país é uma maneira mais eficiente de exercer influência.

 

CARTA ABERTA
Não é clara a posição dos outros oito países-membros da CPLP -Brasil, Portugal, cinco africanos e o Timor Leste-, embora existam acenos simpáticos à adesão do país.

A possibilidade de entrada do país mobilizou órgãos da sociedade civil dos países integrantes, e intelectuais assinaram um manifesto aberto exortando os chefes de Estado a vetarem a nova adesão. Assinam o texto de repúdio os brasileiros Chico Buarque e Frei Betto e o escritor moçambicano Mia Couto, entre outros intelectuais dos oito países-membros da CPLP. Mia Couto diz que o governo guinéu-equatoriano representa “tudo o que a África não quer ter como símbolo”.

“Há uma grande hipocrisia quanto a esse regime, que era condenado por EUA e outros ditos arautos da democracia até acharem petróleo lá. A CPLP poderia se posicionar contra essa hipocrisia.” O site da CPLP elenca entre seus objetivos e princípios a promoção da língua e o “primado da democracia”, mas não condiciona adesão à primazia do idioma português.

Pelo menos outros cinco países manifestaram interesse em fazer parte na CPLP, segundo Cláudio Ribeiro, professor da PUC-SP (leia abaixo): Indonésia, Austrália, Luxemburgo, Ucrânia e Suazilândia. O Itamaraty fala ainda em Marrocos e Áustria.

 

Colaborou JOÃO FELLET, de São Paulo

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Imigrantes: Brancos britânicos deixam de ser maioria em Londres pela primeira vez

A população de imigrantes saltou para três milhões em...

“Eleguá” explica valores e mitos africanos para crianças e adolescentes

Eleguá em Cuba. Exu no Brasil. Um orixá muito...

Centenário de Carolina Maria de Jesus

por Laura Macedo Carolina Maria de Jesus * 14/3/1914 - Sacramento...

14ª Marcha da Consciência Negra, Masp 13h

14ª Marcha da Consciência Negra

para lembrar

A beleza negra está em destaque nas capas de 3 revistas de moda do Brasil. E isso é ótimo

Nos últimos anos, elas têm dado espaço para belezas...

TPI condena congolês Lubanga a 14 anos por recrutar crianças

    O Tribunal Penal Internacional (TPI) condenou...

Richard Bona faz apresentação única no Teatro Castro Alves

O  multi-instrumentista camaronês Richard Bona fará apresentação única em...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=