Adut Akech faz desabafo após revista publicar imagem de outra modelo negra para ilustrar sua entrevista

Adut Akech é uma das modelos mais quentes do momento. São diversas campanhas, editoriais e capas de revistas com seu rosto – além de incontáveis desfiles que contam com a top em seu casting.

A entrevista de Adut Akech na WHO Magazine, ilustrada pela imagem de outra modelo negra, Flavia Lazarus. (Foto: Instagram Adut Akech/ Reprodução)

Mesmo assim, ao publicar uma entrevista com Adut, em que ela fala sobre moda e seu trabalho em prol de refugiados quenianos, a publicação australiana WHO Magazine usou a foto de outra modelo negra – Flavia Lazarus – para ilustrar a matéria, confundindo os dois rostos.

O erro incomodou profundamente a top sudanesa, que usou seu Instagrampara se pronunciar sobre o ocorrido: dizendo-se profundamente incomodada com o ocorrido, Adut se disse aborrecida, com raiva e desrespeitada, mas foi mais longe. “Sinto que minha raça inteira foi desrespeitada também, e é por isso que acho importante falar sobre o ocorrido. Quem quer que seja que fez isso claramente achou que era eu naquela foto, e isso não é certo. Isso é algo muito sério especialmente pelo conteúdo da minha entrevista, e sinto que isso derrubou justamente o propósito do que eu falei e o que eu defendo, e só mostra que as pessoas são muito ignorantes e limitadas a ponto de achar que toda garota negra ou pessoa africana é igual”, escreveu em seu Instagram, divulgando o erro.

A entrevista de Adut Akech na WHO Magazine, ilustrada pela imagem de outra modelo negra, Flavia Lazarus. (Foto: Instagram Adut Akech/ Reprodução)

“Sinto que isso não teria acontecido com uma modelo branca. Meu objetivo com este post não é falar mal da revista – eles pediram desculpas a mim diretamente -, mas sinto que preciso expressar publicamente como me sinto. Tenho certeza que eu não fui a primeira pessoa que passou por isso, e isso precisa parar”, continuou.

“Já fui chamada pelo nome de outras modelos da mesma etnia que a minha, e isso é ignorante, rude e desrespeitoso para todos nós, simplesmente por sabermos que isso não acontece com modelos brancas. Quero que isso desperte as pessoas dentro da indústria para o fato de que isso não está certo e vocês precisam fazer melhor. Grandes publicações precisam checar seus fatos antes de publicá-los.”

Finalizando seu desabafo, Adut Akech deixou um recado: “Austrália, você tem muito trabalho pela frente, você precisa melhorar. E isso vale para todo o resto da indústria.”

A modelo Flavia Lazarus, por sua vez, também se pronunciou sobre o ocorrido e se disse profundamente desrespeitada.

A WHO Magazine comentou o ocorrido, afirmando que recebeu a imagem errada pela própria agência que organizou a entrevista. A agência de relações públicas OPR, por sua vez, soltou um comunicado afirmando que o erro foi administrativo e não foi intencional.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Discriminação é comum, porém velada, dizem negras desempregadas

Para atendente, oportunidades de emprego são maiores para os...

Mãe denuncia agressão de segurança contra filho em shopping

A farmacêutica química Josi Sousa usou o perfil dela...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=