África do Sul vai acolher maior radiotelescópio do mundo

 

A África do Sul e seus oito países parceiros – Botswana, Gana, Quênia, Madagascar, Maurício, Moçambique, Namíbia e Zâmbia – vêm trabalhando na candidatura do SKA desde 2003.

Joanesburgo – Joanesburgo – África do Sul e Austrália vão dividir a localização do maior radiotelescópio do mundo. O radiotelescópio vai ‘varrer’ o céu 10 mil vezes mais rápido e apresentar sensibilidade 50 vezes maior que qualquer outro já existente.

Após nove anos de esforços por parte das equipes de candidatura da África do Sul e da Austrália, o comitê independente SKA Site Advisory Committee (SSAC), que integra especialistas de renome mundial, fez avaliações técnico-científicas de possíveis locais para a implantação do radiotelescópio na África do Sul e na Austrália, e elegeram, por consenso, a África. Para efeito de inclusão, a Organização SKA vai considerar construir um dos três componentes receptores do SKA na Austrália.

Após reunião, os membros da organização decidiram dividir o projeto, atitude inesperada devido à busca intensa por um único local. “A recomendação do SSAC foi aceita como a decisão mais acertada e sólida em termos científicos. Aceitamos o compromisso em nome da ciência, e em reconhecimento do primoroso trabalho desenvolvido pelos nossos cientistas e pela excelente equipe de projeto do SKA”, disse a ministra sul-africana de Ciência e Tecnologia, Naledi Pandor.

Um dos aspectos mais importantes da decisão original foi o reconhecimento do telescópio MeerKAT, que está sendo projetado e construído em Karoo (Northern Cape – África do Sul) por cientistas e engenheiros sul-africanos como um elemento essencial para a implantação do SKA. O MeerKAT complementará a estrutura de antenas parabólicas do radiotelescópio durante a primeira e sensível fase do projeto, fornecendo grande parte da área de recepção para o radiotelescópio mais sensível do mundo.

A África do Sul e seus oito países parceiros – Botswana, Gana, Quênia, Madagascar, Maurício, Moçambique, Namíbia e Zâmbia – vêm trabalhando na candidatura do SKA desde 2003. A proposta final foi enviada para o SKA Siting Group em 15 de setembro de 2011. Com base na análise dos fatores técnicos, científicos e outros, o SSAC votou unânime a favor da proposta africana e se manifestou favorável aos planos de implantação e fatores de custo apresentados pela candidatura africana. Consequentemente, o SSAC recomendou a África do Sul e demais países parceiros como o local preferido para a construção do SKA.

“O projeto SKA é um empreendimento científico global que visa a construir um dos maiores instrumentos científicos já concebidos. Ele está sendo projetado para nos ajudar a encontrar respostas para perguntas importantes nos domínios da física, astronomia e cosmologia. Assim, poderemos compreender melhor a origem e o funcionamento do universo enquanto novos e inesperados fenômenos serão revelados para nos desafiar. Desde 2005, já distribuimos mais de 400 bolsas para estudantes de pós-doutorado, PhD e mestrado, bem como para alunos de graduação”, completa Pando r.

 

 

 

Fonte: Portal Digital

+ sobre o tema

É OURO! Shirlene Coelho é bicampeã no arremesso de dardo

Shirlene Coelho ganhou um lindo #Ouro para o Brasil....

Mezzo africano e mezzo afro-brasileiro

Como boa parte das pessoas, em algum momento da...

Movimentos negro e indígena defendem demarcação de terras e luta contra o racismo na COP-27

A Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças...

para lembrar

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

Taís Araújo: ‘No nosso país, o preconceito está presente no momento em que saímos de casa’

Desde que estourou como sucesso nacional em Xica da Silva (Manchete,...

12 músicas de artistas nacionais para sua playlist

Na semana passada divulguei uma lista com 10 musicas...

Roberta Sá, Diogo Nogueira, Alcione e Martinho da Vila no Projeto Nivea Viva

Em sua 3° edição, o projeto Nivea Viva tem...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=