Amaro Freitas une a cultura popular afro-brasileira e o jazz em ‘Rasif’

O pianista pernambuco leva ao Teatro de Santa Isabel, nesta sexta-feira, a turnê do seu segundo disco, que mostrou primeiro nos palcos da Europa

Por: Daniel Medeiros, do FolhaPE

Foto: Helder Tavares/Divulgação

Ao lançar seu primeiro disco, “Sangue Negro” (2016), o pianista pernambucano Amaro Freitas, de 27 anos, conquistou a crítica especializada, que costuma apontá-lo como a renovação do jazz brasileiro. A boa reputação alcançada fez com que o artista assinasse contrato com o renomado selo musical londrino Far Out, pelo qual lançou seu segundo álbum, “Rasif”. O trabalho será apresentado ao público recifense nesta sexta-feira (26), às 20h30, no Teatro de Santa Isabel.

Antes de chegar à capital pernambucana, o show passou por diversos clubes de jazz da Europa, no segundo semestre do ano passado. Amaro sobe ao palco em trio, ao lado de Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). Os dois músicos também participaram da gravação do disco, que ocorreu no estúdio Carranca, no Recife. Composto por nove faixas inéditas, o álbum aprofunda as experiências musicais iniciadas por Amaro em seu primeiro trabalho.

“Eu levei cerca de um ano para finalizar as composições novas, que foram ficando prontas durante o período de tour de ‘Sangue negro’. As músicas tiveram um processo de amadurecimento, sendo tocadas nos shows da turnê anterior. Por isso, elas chegam ao disco com vivência, corpo e consistência”, conta o pianista. A apresentação no Recife ainda conta com participação de Henrique Albino (sax e flauta).

Em “Rasif”, Amaro repete e aprimora características que o fizeram despontar entre os músicos de sua geração. Ao traçar novos caminhos em seu piano, o artista promove um casamento entre a cultura popular afro-brasileira e o jazz. Fugindo da hegemonia do samba jazz e da bossa nova, já amplamente difundidos internacionalmente, ele insere nessa mistura ritmos como frevo, baião, ciranda e maracatu.

“Temos uma música chamada ‘Trupé’, que é inspirada no Coco Trupé de Arcoverde. Observei o som da sandália de madeira em cima do tablado e trouxe aquela célula rítmica, que é diferente do coco tradicional, para o piano. Isso está totalmente ligado a um movimento mundial de pensar esse instrumento a partir de outras perspectivas. O piano ficou muito caracterizado por sua melodia, lirismo e harmonia e acabou perdendo possibilidade rítmica que ele também tem”, explica o músico.

 

“Eu penso que, para que a música se conecte com as pessoas e seja verdadeira, a gente precisa tocar a nossa realidade, juntando isso com a nossa dedicação e as nossas referências. Eu não me sinto na função de alguém que está revelando algo novo, mas de quem conseguiu entender o seu tempo. O que eu trago no meu trabalho é a minha verdade”, complementa o músico. Em junho, ele estará entre as atrações da primeira edição do Rio Montreux Jazz Festival, braço brasileiro de um dos maiores festivais de música, que ocorre na Suíça desde 1967.

Serviço:

Amaro Freitas em “Rasif”
Nesta sexta-feira (26), às 20h30
No Teatro de Santa Isabel (praça da República, s/n, Santo Antônio)
R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada)
Informações: (81) 3355-3323

+ sobre o tema

Roberto Fonseca: A genialidade de um pianista cubano

Considerado como um dos melhores pinaistas da atualidade,...

Alerta falso: Beyoncé não deu à luz uma menina

Ainda não foi dessa vez. Ao contrário do que...

‘Tem Gente com Fome’: há 78 anos, Solano Trindade ia preso por poema

Em 1944, o poeta recifense Solano Trindade publicava "Poemas...

Entre a espada e o precipício

José Heleno Santos - Sargento da PM, Secretário da...

para lembrar

Única, poderosa, absoluta

Espetacular! no HuffPost Brasil A incrível Simone Bailes, ouro na ginástica...

Desenho animado nigeriano é destaque internacional

Apesar da existência de milhares de crianças africanas e...

Dicas de estilo? Idris Elba tem sobrando para oferecer

Guia prático para os homens entenderem os truques do...

Racionais MC’s planeja turnê nacional de 30 anos de carreira

O grupo de rap passará por oito cidades brasileiras Da RollingStone Os Racionais...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=