Angelina Jolie inaugura centro de combate à violência contra a mulher

A estrela de cinema, de 39 anos, apresentou o Centro sobre as Mulheres, Paz e Segurança

no R7

A atriz americana Angelina Jolie inaugurou nesta terça-feira (12) na LSE (Universidade London School of Economics), no Reino Unido, o primeiro centro da Europa dedicado a defender as mulheres em zonas de guerra.

A estrela de cinema, de 39 anos, apresentou o Centro sobre as Mulheres, Paz e Segurança, que terá como objetivo se situar no cerne do debate sobre a questão da mulher.

O local reunirá acadêmicos, ativistas e políticos para abordarem temas sobre a proteção à mulher nas zonas de guerra, assunto ao qual se dedicou a artista nos últimos anos.

A intenção é pesquisar o fenômeno da violência sexual em regiões de conflitos e a encontrar medidas para reduzir esse problema, além de promover o papel da mulher na política.

“O fortalecimento da mulher tem que ser uma das prioridades para as melhores mentes e instituições acadêmicas”, destacou Angelina Jolie, acompanhada na inauguração por William Hague, ex-ministro de Relações Exteriores britânico.

Os dois lideraram em junho em Londres a Cúpula Global contra a Violência Sexual em Conflitos, onde pediram aos governos de todo o mundo que passassem “da condenação à ação” para erradicar esse tipo de ato como arma de guerra.

A atriz ressaltou que o centro do LSE é para mulheres como a adolescente de 13 anos que conheceu há três semanas no Iraque e que, após ser usada como escrava sexual pelo grupo jihadista EI (Estado Islâmico), perdeu a vontade de ir à escola.

“Essas meninas devem concluir os estudos, casar e formar uma família e evitar a rejeição em suas sociedades”, disse a atriz, que é enviada especial do Acnur (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados). Recentemente, Angelina Jolie esteve no Iraque, onde se reuniu com alguns dos vários refugiados que foram forçados a abandonar seus lares por conta da guerra.

+ sobre o tema

‘Não dói o útero e sim a alma’, diz menina vítima de estupro coletivo

Trinta e três homens são procurados por participação no...

Prisão é demais para ‘ato que durou só 20 minutos’, diz pai de estuprador nos EUA

Inacreditável. O pai de um ex-aluno da renomada Universidade de...

Médico é condenado a 130 anos de prisão por estupro durante exames

Casos ocorreram entre setembro de 2014 a janeiro de...

para lembrar

Imprensa americana repercute estupro de turista em van no Rio

Segundo jornais, incidente levanta dúvidas sobre segurança na cidade. Meios...

JUSTIÇA DO AMAZONAS MANDA PRENDER PREFEITO DE COARI

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP) é acusado de...

O direito de quem ama

O direito de quem ama Leia Também  Ele nunca me...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=