Angola: Profissionais devem acompanhar vítimas de violência doméstica

Luanda – Os profissionais de saúde enquadrados nas diferentes unidades sanitárias do país devem ter a capacidade de identificar as vítimas de violência doméstica, e dar o devido acompanhamento e tratamento, defendeu hoje, sexta-feira, em Luanda, a representante da organização espanhola Medicus Mundi na província do Bié, Neus Paracaula.

Neus Paracaula discursava na mesa redonda sobre “Mulher e Saúde”, promovida pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com a Cooperação Espanhola, tendo realçado que apesar de muitas vítimas não terem a cultura de denunciar, é necessário o devido contributo dos especialistas para minimizar estas agressões reprováveis pela sociedade.

De acordo com a fonte, as vítimas de violência doméstica necessitam de atendimento clínico, psicológico, apoio social e jurídico, que dificilmente se encontra num posto de saúde.

A médica frisou que muitas vítimas denunciam às autoridades possíveis agressões, quando na verdade padecem de outros problemas de saúde como a malária, em consequência de violência sofrida anteriormente.

Por outro lado, a especialista entende ser necessário dotar as pessoas sobre a consequência social da violência doméstica para que eles possam contribuir na redução da mesma.

A título de exemplo, a especialista diz que na província do Bié onde trabalha, foi criada uma equipa constituída pelas Direcções Provinciais de Saúde e da Família e Promoção da Mulher, hospital municipal do Cuito, Comando Provincial da Polícia e os Medicus Mundi.

Esta equipa tem estado a trabalhar em diferentes workshop’s, de forma a proporcionar aos profissionais de saúde e não só a devida orientação e adaptação as vítimas de violência doméstica.

A aludida mesa redonda foi organizada pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos em parceria com a Cooperação Espanhola, que pretende promover a cultura dos direitos humanos, bem como analisar o direito à saúde da mulher em Angola.

Participaram do evento, especialistas do Ministério da Saúde, do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e da organização espanhola Medicus Mundi.

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

A moda papal vintage e a simplicidade franciscana falam por Fátima Oliveira

AO INVÉS DE O CARNAVAL TER ACABADO, COMEÇOU OUTRO... A...

Em Paris para a alta-costura da Chanel, Xênia França fala sobre moda, música e reconhecimento internacional

Única celebridade brasileira convidada para o desfile de alta-costura...

A utopia de Angela Davis

Angela Davis consegue capturar de forma profunda e sofisticada...

Morre atriz de ‘Barrados no Baile’ Denise Dowse, aos 64 anos

A atriz da série norte-americana ‘Barrados no Baile’ e...

para lembrar

Projeto de admissão tácita de paternidade, da ex-deputada Iara Bernardi é aprovado pelo Senado

Foi aprovado na quarta-feira 04/08/2010, pelo Plenário do Senado,...

Estudante da Ufba representará Brasil em fóruns nos EUA e Japão

Aniele é também uma das 20 jovens escolhidas para...

Reflita sobre estupro, se for homem

Por mais que você, homem sensível, diga que sente...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=