Após 1 ano, mortes na Providência não tiveram indenização

Fonte: Folha de São Paulo –

 

Justiça determinou pensão a famílias de jovens mortos após serem entregues por militares a traficantes, em junho de 2008

Advocacia Geral da União solicitou que os pedidos de parentes fossem julgados improcedentes; famílias se dizem em dificuldades

 

Foto: Getty Images

 

Um ano após o assassinato de três jovens que haviam sido entregues por 11 militares a um grupo de traficantes, os parentes das vítimas do caso do morro da Providência, no Rio, ainda não receberam ajuda federal.

A Justiça determinou há 11 meses o pagamento de pensão mensal de um salário mínimo para duas das três famílias das vítimas, mas a União ainda não cumpriu a decisão.

No dia 14 de junho de 2008, militares que faziam a segurança em uma obra na favela entregaram três rapazes a traficantes do morro da Mineira (centro do Rio). A Mineira e a Providência têm pontos de venda de drogas comandadas por facções rivais. Os corpos dos jovens foram localizados um dia depois, num aterro sanitário.

O governo pretendia à época editar medida provisória ou propor projeto de lei para estipular indenizações às famílias. Segundo o ministro Nelson Jobim (Justiça), a ideia foi abandonada porque os parentes decidiram processar a União.

Seis dias após Jobim declarar o recuo, a Justiça Federal do Rio decidiu, em liminar, que a União deveria pagar um salário mínimo às famílias de duas das três vítimas e que os parentes recebessem atendimento médico-psicológico. Quase 11 meses depois, nenhuma das determinações foi cumprida.

Apesar de Jobim ter afirmado à época que o governo tentaria um acordo na Justiça para definir a indenização, a Advocacia Geral da União solicitou que os pedidos das famílias fossem julgados improcedentes.

As famílias relatam dificuldades enquanto não recebem a pensão. Lilian Gonzaga da Costa, 43, mãe de Wellington Gonzaga da Costa, 19, uma das vítimas, disse que largou o trabalho para cuidar do filho mais novo, de 15 anos, após o episódio. Ela diz que o jovem cogitou entrar no tráfico para “fazer justiça com as próprias mãos”.

A Justiça ordenou também o pagamento de um salário mínimo à filha de David Wilson Florenço da Silva, 24, um dos mortos. A juíza negou em liminar apenas o pedido de Maria de Fátima Barbosa, mãe de criação de Marcos Paulo Rodrigues Campos, 17. A Justiça ainda não decidiu o caso.

Dos 11 militares envolvidos no caso, só 3 estão presos.

Matéria original: Após 1 ano, mortes na Providência não tiveram indenização

+ sobre o tema

Quatro trabalhadores sem-terra são executados em dois dias

Em menos de dois dias, quatro trabalhadores rurais sem-terra...

Conheça Juliano Moreira, médico negro que fundou psiquiatria no Brasil

Nascido em Salvador em 1873, Juliano Moreira foi um...

Alma Preta organiza curso de mídias negras em São Paulo

Atividade, que será realizada em 9 de junho no...

Conceição Lemes: “Os médicos cubanos tocam na gente para examinar”

por Conceição Lemes Novo Hamburgo, capital nacional do Calçado, fica...

para lembrar

Não somos defensores de bandidos!

Não somos defensores de bandidos! – Diálogo com a sociedade...

‘Precisamos escolher se queremos o caminho do estado de direito ou o da barbárie’

Átila Roque, diretor-executivo da Anistia Internacional, sobre o...

Governo defende liberar aborto

Programa federal retoma polêmica e recomenda ao Congresso descriminalizar...

“Mulheres devem estar no centro da resposta ao surto de zika”

Apelo é da diretora-executiva da ONU Mulheres; Phumzile Mlambo-Ngcuka...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=