Após reivindicação do movimento negro, sítio arqueológico no centro do Rio será preservado

Diferente das ossadas humanas descobertas durante escavações próximas à Igreja de São Joaquim, no centro do Rio, que estão sendo removidas do local, a herança da escravidão de africanos no Largo de Santa Rita, a metros de distância do primeiro ponto, não será remexida.

Por Lígia Souto, do EBC

Foto: Marcos de Paula / Agência O Globo

O antigo cemitério dos pretos novos, situado abaixo do traçado da Linha 3 do Veículo Leve Sobre Trilhos, deve permanecer intacto. Graças aos apelos feitos pelo movimento negro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a concessionária do VLT modificaram o projeto.

 

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Luiz Eduardo Oliveira Negrogun, explica que a decisão de preservação dos corpos no local foi tomada pelo grupo de trabalho formado por diversos órgãos, além de integrantes da Comissão da Pequena África.

 

O VLT vai passar na porta da igreja de Santa Rita e em cima do antigo cemitério, onde eram sepultados os negros escravizados, recém-chegados da África. Apesar disso, Negrogun afirma que é sinal de respeito preservar o espaço de referência para a ancestralidade africana.

 

As 15 ossadas descobertas na área da Igreja de São Joaquim provavelmente pertenciam à elite social do Rio Antigo. Além desses dois tesouros arqueológicos, no trecho de um quilômetro das obras do VLT, foi encontrado ainda um outro sítio,  entre as ruas Camerino e a Visconde da Gávea.

+ sobre o tema

Mostra Motumbá: memórias e existências negras, que acontece até março no Sesc Belenzinho

enviado por Baobá Comunicação, para o Portal Geledés Para o...

Novo filme de Spike Lee traz música inédita de Prince

"Mary Don't You Weep" foi gravada pelo falecido cantor...

para lembrar

Sarau no Sesc Santana propõe reflexão sobre racismo e machismo

Na próxima sexta-feira (05), às 20h, acontece o “Sarau das Pretas” no Sesc Santana. O sarau...

Fórum das Letras homenageia a literatura africana, de povos que usam a língua portuguesa

Para escritor angolano, idioma une povos ‘separados pelo Atlântico’. Evento...

“Trabalhamos mais e ganhamos menos”, diz Lázaro sobre Jay-Z e Beyoncé

Mister Brau (Lázaro Ramos) ganhará uma "rival" à altura...
spot_imgspot_img

Diálogos sobre a África

A diversidade linguística e cultural da África, suas formas de organização política, suas matrizes científicas, filosóficas e espirituais estão presentes em nosso dia a...

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...
-+=