A artista que escolheu não depilar as pernas e foi ameaçada de estupro por isso

“Eu que sou completamente capaz, branca e cis, com a única característica não convencional de ter alguns pelos na perna.”

Por Andréa Martinelli Do Huff post Brasil

Usando um vestido rendado, uma blusa cor-de-rosa e um tênis. Foi esse figurino escolhido para a sueca Arvida Byström, de 26 anos, estrelar a campanha de uma marca de tênis. Assim que a imagem foi publicada nas redes sociais, o que chamou a atenção não foi o produto, mas sim, as pernas não depiladas da artista. “Tenho recebido ameaças de estupro”, denunciou em seu perfil do Instagram.

 

Em seu texto, Byström denunciou a violência que sofreu pela internet e convidou os haters a fazerem um exercício de empatia:

“Minha foto da campanha do Superstar, da Adidas, teve uma série de comentários de ódio na última semana. Eu que sou completamente capaz, branca e cis, com a única característica não convencional de ter alguns pelos na perna. Literalmente, tenho recebido ameaças de estupro por mensagens diretas”.

E continua:

“Não consigo nem começar a imaginar o que é não possuir todos esses privilégios e tentar existir no mundo. Enviando amor e tentando lembrar que nem todo mundo tem as mesmas experiências.”

Byström começou a receber uma série de mensagens violentas não só pela postagem que a marca fez no Instagram, mas também pelo vídeo que foi lançado no YouTube, em que ela fala sobre o seu jeito de vivenciar a feminilidade e como, para ela, esta questão é meramente uma construção cultural.

A nova campanha do tênis da Adidas, “Ícones do Amanhã”, traz jovens engajados em quebrar padrões. E foi justamente por isso que Byström foi convidada para o projeto. Atualmente, ela tem mais de 20 mil seguidores nas redes sociais.

 

me and some TP

Uma publicação compartilhada por arvida byström (@arvidabystrom) em

Ela, além de modelo, é fotógrafa e usa sua profissão como ferramenta para questionar a feminilidade e quebrar padrões. Afinal, qual o problema tem ter pelos?

 

trying to show off some cellulites and a dimpled cherry ?

Uma publicação compartilhada por arvida byström (@arvidabystrom) em

Em março deste ano, Byström, em parceria com a artista Molly Sonda, lançou o livro Pics or it didn’t happen – Images Banned from Instagram (Fotos ou não aconteceu, em tradução livre), com mais de 200 imagens de corpos femininos que foram censuradas pelo Instagram por violarem as regras da rede social.

+ sobre o tema

Mortes de mulheres no Brasil têm raça e classe definidas, dizem pesquisadores

"Violência no Brasil é um fenômeno social articulado a...

Atleticanos e sociedade não podem banalizar o estupro

Um time como o Galo, cujo slogan é "paixão...

Pelo menos sete casos de violência contra mulher são registrados este domingo

Quantidade de ocorrências espantou a PMDF, que lembrou sobre...

Patrícia Mitie, a mais nova vítima de feminicídio no Brasil

Patrícia Mitie Koike, de 20 anos, foi espancada até...

para lembrar

Câmara aprova registro de violência contra a mulher em prontuário médico

Os deputados aprovaram hoje (20) projeto de lei que...

Erros não, machismo: o caso Laís Andrade

A história é das mais tristes. Uma mulher, Laís Andrade,...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=