Associação pede proibição de cremação de seguidores do Candomblé

Ofício enviado ao MPE/BA e MPF versa sobre mortos infectados pelo coronavírus

Por Marina Hortélio, do Correio 24 Horas

Foto: Deldebbio

A Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-ameríndia (AFA) enviou ofício ao Ministério Público do Estado da Bahia (MPE/BA) e ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando uma normativa sobre o respeito ao sepultamento do Candomblé. A medida visa proibir que um seguidor do Candomblé morto pelo novo coronavírus (Covid-19) seja cremado, mesmo em caso de uma determinação que obrigue a cremação dos mortos pela doença.

O documento foi enviado ao MPE e MPF na segunda-feira (30). A ideia é se antecipar para evitar que um religioso do Candomblé seja cremado visto a necessidade do procedimento em outros países devido ao colapso do sistema funerário. Também há um pedido para que o corpo não seja sepultado em gavetas.

“Estamos vendo países como a Itália e a Espanha tendo dificuldades para enterrar os corpos. Antevendo esse problema em nosso país e a possibilidade de ser instaurada a cremação compulsória do corpos, encaminhamos o ofício para ter de forma legal a possibilidade de não termos os corpos de pessoas do Candomblé cremados”, afirmou o presidente da AFA, Leonel Monteiro.

Perante o Candomblé, o corpo precisa ser enterrado no chão para fechar o ciclo de vida da forma correta. “Cremar o corpo é uma violação grave na religião. Também não pode colocar em gavetas. O morto tem que ir para a terra para que o espírito siga o seu caminho e precisa ser enterrado com todo um ritual”, explica Monteiro.

A crença é que, quando morto, o seguidor do Candomblé deve ser enterrado no chão para não trazer problemas para o caminho do espírito. Os familiares e a família religiosa de alguém que foi cremado pode sofrer com questões espirituais e psicológicas. “A cremação de um sacerdote ou uma sacerdotisa pode trazer problemas para toda a comunidade pelo desequilíbrio do Axé”, informa o presidente da AFA.

O orixá Obaluaê, o rei senhor da terra, é o responsável por transformar o corpo em nova matéria e entregar o espírito do morto a Iansã. Por esse motivo, é necessário fazer o enterro na terra. “Se a pessoa é cremada, essa etapa é queimada da existência”, diz Monteiro.

Durante o enterro são entoados os orikis – os cânticos, por isso, a AFA também solicita ao Ministério Público que o sepultamento seja acompanhado de familiares do morto, seu Sacerdote Afro e seu iniciado auxiliar. “Entoamos o orikis para haver uma boa energia no processo de transformação em contato, para que o espírito tenha um bom caminha e retorne com uma vida próspera”, afirma o presidente.

Também é no processo de velar o corpo que são retirados os adoxus da pessoa, este processo, entretanto pode ser feito sem o corpo, explica Monteiro. “O Adoxu é um ato que se faz quando a pessoa se inicia e quando falece também. O ideal seria com a presença do corpo, mas para evitar o contágio, é possível levar o caixão lacrado e sepultar na terra”, aponta.

O ofício ainda ressalta que todos que participarem do ritual fúnebre devem adotar cuidados necessários para evitar o contágio e a propagação do coronavírus fazendo o uso de álcool em gel e máscaras, mantendo a distância um dos outros e evitando o contato físico.

“As nossas recomendações para as comunidades terreiro é de que evitem atividades que envolvam aglomerações e só realizem qualquer ato religioso quando extremamente necessário, de forma interna, com número reduzido de pessoas,não aberta ao público”, aponta o documento.

No Ministério Público do Estado da Bahia (MPE/BA), o documento foi enviado para o Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS). De acordo com o presidente da Associação, o ofício já foi recebido na instituição.

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro

+ sobre o tema

Serena Williams perde, e Rio vê mais uma estrela número 1 fora da Olimpíada

A Olimpíada do Rio de Janeiro definitivamente não sorriu...

O racismo e o extermínio dos jovens negros

Esse texto de análise debate a prática racista, a...

John Bella defende bolsa de criação para escritores infantis

Luanda- O escritor angolano John Bella advogou no sábado, a...

para lembrar

Incorporações – arte afro-brasileira contemporânea

por Roberto Conduru   "Incorporações" . Exposição comissariada por Roberto Conduru...

Corpo de Nelson Mandela é enterrado na África do Sul

O corpo do ex-presidente da África do Sul e...

Petrópolis, RJ, avalia casas destinadas à comunidade quilombola

Setecentos e noventa mil reais. Esse foi o investimento...

Aretha Franklin cancela shows após quebrar duas costelas em acidente

Aretha Franklin cancela shows: de acordo com a BBC,...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=