Petrópolis, RJ, avalia casas destinadas à comunidade quilombola

Setecentos e noventa mil reais. Esse foi o investimento da Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, em um projeto para a construção de 13 casas destinadas aos moradores da comunidade quilombola. Eles perderam tudo na tragédia de janeiro de 2011 e ainda moram em um abrigo, de forma improvisada. Nesta sexta-feira (29), uma comissão da prefeitura foi até o local para avaliar o que falta para concluir os trabalhos.

A placa de inauguração já ficou pronta, mas as casas ainda não foram concluídas. Quando chove, os caminhões não conseguem atravessar a estrada de terra até o Quilombo Tapera. Uma decepção para os remanescentes do quilombo, que passaram o segundo Natal fora de casa, mas não perdem a esperança.

As casas em construção são destinadas aos 54 descendentes dos escravos de Agostinho Golão, dono da Fazenda Santo Antônio, no século XIX. Enquanto esperam a construção, eles moram em uma antiga cocheira, alugada pelo grupo.

São treze casas no total, mas apenas doze foram montadas até agora. Elas são construídas com uma tecnologia canadense. As paredes são de plástico PVC, preenchidas com uma massa de concreto e isopor. As casas têm dois quartos, cozinha, banheiro, sala e varanda, mas ainda falta instalar o teto e o piso.

Do valor total do projeto, R$ 790 mil, a empresa construtora já recebeu R$ 365 mil. O secretário de Assistência Social, Luis Eduardo Peixoto, que está deixando o governo, diz que o restante da verba está reservada nos cofres da prefeitura e garante que as 13 famílias irão receber as casas.

O Procurador da República em Petrópolis, Charles Pessoa, também acompanhou a visita. Ele informou que existe um inquérito no Ministério Público Federal para garantir os direitos dos remanescentes do Quilombo Tapera. Segundo ele, o Ministério Público vai acompanhar a situação de todas as famílias, para que elas sejam reassentadas na área do quilombo.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Confira as atrações da agenda cultural de RO para o fim de semana

Este fim de semana começa com muitas atrações, em...

Biografia Oficial de Milton Santos é lançada em Salvador

A biografia autorizada do geográfo e pensador Milton Santos...

Chega de Intolerância – Não toquem em nossos terreiros

Respeitem nosso direito de crença Conheçam nossos...

O lugar do negro

O debate sobre a representatividade negra no Brasil prossegue...

para lembrar

Zumbi Volta À Cena Em São Paulo

Baseada no clássico “Arena conta Zumbi”, de Augusto...

Negros esquecidos: a herança maldita na literatura brasileira

Por Tory Oliveira Em 2011 um comercial da Caixa...
spot_imgspot_img

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...
-+=