Coletivo Negras Autoras estreia na cidade Eras, sobre o universo da mulher negra e a contemporaneidade

Com direção de Grace Passô e preparação vocal da cantora Fabiana Cozza, o espetáculo cênico musical reúne as cinco multi-artistas que integram o grupo mineiro, usando poesia, atuação e música para falar e cantar sobre mulheres negras de todas as eras

 

No dia 21 de novembro (terça-feira), às 20h, o Itaú Cultural recebe a primeira apresentação na cidade de Eras, segunda montagem do Coletivo Negras Autoras. Estreado em junho, em Belo Horizonte, sob direção de Grace Passô, o espetáculo traz um roteiro composto por músicas autorais interpretadas ao vivo para falar sobre as relações temporais e atemporais entre o universo da mulher negra e o que a rodeia na contemporaneidade.

As multi-artistas Elisa de Sena, Júlia Dias, Manu Ranilla, Nath Rodrigues e Vi Coelho, que têm forte trajetórias de atuação na cena teatral e musical de Belo Horizonte, se revezam em cena, entre instrumentos e interpretações, e utilizam suas composições na construção de um espetáculo sobre relações temporais e atemporais. Mulheres negras conectadas com esse lugar de fala, elas usam poesia, música e estética para contar sobre as que vieram antes, as que virão e as que vivem na atualidade, em histórias que atravessam o tempo.

O espetáculo revela ao público a presença de mulheres negras na construção e reconstrução de espaços físicos e sutis para além da história contada a partir da visão patriarcal. No palco, a raiz percussiva afro-mineira se mescla com programação eletrônica e instrumentos clássicos como violino, além da participação especial da instrumentista Lauriza Anastácio no violoncelo.

A marca da direção de Grace Passô pode ser percebida nas cenas poeticamente fortes. Para somar o canto e o toque de instrumentos à performance de atuação, o elenco contou com a preparação vocal da cantora Fabiana Cozza. A afinação entre os trabalhos da diretora e da cantora garantiu a harmonia cênico-musical de Eras, arrematada pela iluminação baseada no jogo de luz e sombra assinada por Tainá Rosa.

Antes de chegar à capital paulista, Eras teve temporada de estreia em junho, no espaço cultural Tambor Mineiro, em Belo Horizonte. Foi apresentado ainda na 12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, a CineOP, no 49º Festival de Inverno da UFMG, na Aquilombô – Mostra de Artes Negra, no 9º FAN Mulher Festival de Arte Negra, e em programação na cidade de Jundiaí.

Sobre o coletivo

O Coletivo Negras Autoras é composto pelas multi-artistas Elisa de Sena, Júlia Dias, Manu Ranilla, Nath Rodrigues e Vi Coelho. Cinco mulheres que cruzam sua poética na linha da arte, fazendo de suas trajetórias mais que uma coincidência, uma missão. O quinteto encontrou na arte a forma de se relacionar com o mundo e de descrever o percurso e o posicionamento da mulher negra ativa na sociedade. Representam o Brasil contemporâneo com força ancestral e criativa. Estreou seu primeiro espetáculo, NEGR.A, em 2015, e em 2017 apresenta Eras.

 Ficha Técnica:

Autoras: Elisa de Sena, Júlia Dias, Manu Ranilla, Nath Rodrigues e Vi Coelho

Instrumentista Convidada: Lauriza Anastácio

Direção: Grace Passô

Preparação Vocal: Fabiana Cozza

Iluminação: Tainá Rosa

Direção de Arte: Eduardo Ferreira

Sonorização: Belisario Tonsich

Assistente de Produção: Aristeo Serra Negra

Realização: Coletivo Negras Autoras

Fotos: Pablo Bernardo

 SERVIÇO

Eras

Dia 21 de novembro (terça-feira), às 20h

Duração: 50 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Sala Itaú Cultural (224 lugares)

Com Interpretação em Libras

“Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.”

+ sobre o tema

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Yzalú: Alma Negra

Yzalú: Alma Negra. Confira a canção abaixo: ** ESTE ARTIGO...

Ludmilla vira empresária e lança linha de perucas em parceria com empresa dos EUA

Sucesso no mundo da música, Ludmilla vai virar empresária...

Adriana Alves mostra o rostinho de Olivia, sua filha com Olivier Anquier

Adriana Alves mostrou o rostinho de sua primeira filha...

para lembrar

2ª Temporada de Odara: Tradição, Cultura e Costumes de um Povo

Após grande sucesso de público, "Odara: Tradições, cultura e...

Em 2020 você vai ouvir muito sobre o Coletivo Abrupto. Então venha conhecê-los!

Coletivo Abrupto entra na cena teatral paulistana para agregar...

Exposição sobre orixás aborda religião e cultura negras, em Brasília

Mostra 'Geometria, símbolos e cores' fica em cartaz no...
spot_imgspot_img

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...

Juliana Alves: ‘Sempre tive a minha carreira como um instrumento de transformação social’

A trajetória artística de Juliana Alves começou ainda na infância. Aos 4 anos de idade, já fazia aulas de dança e entrou para o teatro aos...
-+=