Soul retrata de maneira sensível as experiências da vida – e ensina que há beleza nas pequenas coisas

Você já tentou se descrever sem falar sobre trabalho? Ao preencher o perfil em um site de relacionamentos ou apresentar-se à uma pessoa que acabou de conhecer, você fala primeiro sobre quem é ou sobre o que faz? Em uma sociedade obcecada com o sucesso profissional, as duas coisas misturam-se com assustadora naturalidade, e sem nos darmos conta, somos nosso ofício antes de sermos qualquer outra coisa.

Soul, mais novo fruto da parceria Disney e Pixar, chega para desconstruir ideias enraizadas de maneira tão natural, que ao terminarmos de assistir o filme, somos confrontados pela nossa própria existência. Para onde vamos? De onde viemos? O que é viver? E mais importante, o que faz de nós humanos? Tais questionamentos são levantados por um filme de animação infantil, e é aí que encontra-se a genialidade do projeto.

Não é necessário um diploma em filosofia para entender o sentido da vida: ser feliz, tomar sorvete em um dia quente, jogar videogame com um amigo, encontrar amor verdadeiro, bastar-se. A resposta muda conforme crescemos, e nenhuma delas é incorreta porque a vida é feita de pluralidade.

Em Soul, acompanhamos a trajetória de Joe, um professor de música que sonha em ser um músico renomado de jazz. A paixão pela música o motiva, é o gás que o faz acordar todos os dias e aguentar chateações diárias como pegar o metrô lotado, lidar com estudantes melequentos, discutir incansavelmente sobre o futuro com a mãe. Tudo é desgastante, mas o sonho de trabalhar com jazz o move.

Ao sofrer um acidente que separa a alma dele do corpo, Joe encontra-se preso no Pré-Vida e precisa ajudar uma jovem alma a encontrar motivação para descer à Terra. Falar sobre trabalho ou qualquer coisa parecida não funciona, e é só quando 22, a tal jovem alma, acaba na Terra por acidente, é que começamos a repensar sobre tais conceitos, juntamente com Joe.

(Foto: Divulgação/Disney)

Lançado no Disney+ no dia 25 de dezembro, o filme é dublado em português por Jorge Lucas (Joe), Carol Valença (22), Luciana Mello (Dorothea Williams), entre outros. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Jorge e Luciana refletiram sobre a importância do longa. Retratando aspectos que permeiam a perseverança, a busca pelos sonhos e o aprendizado, o filme é, nas palavras dos dubladores, incrivelmente sensível.

“No filme as almas são todas iguais, e isso é uma coisa que o adulto tem que perceber, as crianças entendem isso com muita facilidade. Nós precisamos ter essa sensibilidade, principalmente agora”, afirma Luciana Mello, responsável por dar vida à Dorothea Williams, musicista de jazz renomada que dá à Joe a chance da vida dele.

Mello faz estreia como dubladora, e afirma que inspirou-se em Nina Simone para dublar Dorothea: “Ela é uma personagem maravilhosa, tem alma de diva. É mais séria, mas ao mesmo tempo muito sensível, assim como Nina Simone. Foi isso que tentei passar para a personagem.”

Para Jorge Lucas, que interpreta Joe, o lançamento do filme no final do ano de 2020 foi muito simbólico: “O filme mostra que estamos todos juntos no começo [Pré-Vida], só nos separamos quando descemos à Terra. Mas o objetivo final é nos juntarmos novamente. Em uma época em que nem todas as famílias podem estar juntas fisicamente, devemos lutar para unirmos nossas almas.”

Lucas ainda comentou sobre o aprendizado que Joe e 22 compartilham, como crescem juntos durante o longa: “As almas de Joe e 22 se tocam, e o filme mostra isso com muita sensibilidade. Mostra que devemos nos desdobrar para encontrarmos o nosso caminho interno.”

Soul ousa ao propor debates considerados sérios demais para animações com enfoque no público infantil, assim como Divertida Mente (2015), que abordou temas como a depressão. Além disso, o filme também é responsável por dar vida ao primeiro protagonista afro-americano em uma parceria da Disney e Pixar, o que foi fruto de muita pesquisa para evitar que o longa se apoiasse em clichês.

Para Jorge Lucas, o fato de Joe ser um artista também é um aspecto único: “Joe representa a determinação do artista. A mãe dele insiste que ele encontre um emprego ‘sério’ e isso é muito comum, principalmente quando se é preto: você precisa trabalhar e ganhar dinheiro, ter segurança. Meus pais sempre me apoiaram muito, mas ainda assim, me identifiquei com Joe e o quão determinado ele é”.

Talvez a pergunta mais desafiadora para os dubladores tenha sido definir os personagens em poucas palavras. Para Luciana Mello,Dorothea é a exemplificação da força e do talento. Já Jorge Lucas vê Joe como um determinado. É através das histórias de personagens tão bem construídos que a Disney e a Pixar nos convidam para reflexões tão poderosas sobre o viver. Assista de coração aberto.

+ sobre o tema

Presidente maliano defende integração africana

O presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, disse...

‘Macumber’: motorista do RJ viraliza ao fazer corridas para fiéis de religiões de matriz africana

O motorista de aplicativo Edson Araújo se destacou dos seus colegas...

Jogo em que escravos são açoitados é usado em aula de história na UFPR

Game de computador gerou polêmica entre os estudantes da...

para lembrar

Para Robin Wright, Michelle Obama seria ‘uma presidente formidável’

Em participação no Festival de Cannes, atriz falou sobre...

Documentário ‘Quantos Dias. Quantas Noites’ entra para o catálogo do Itaú Cultural Play

Na quinta-feira, 12 de outubro, a Itaú Cultural Play leva para...

BANDO DE TEATRO OLODUM no Sesc Vila Mariana 9 a 18 de abril

De Salvador/BA no SESC Vila Mariana / SP IMPERDÍVEL  !!!! Cabaré da...

Negros americanos também estão mais expostos ao coronavírus

O panorama de vulnerabilidade da população negra é o...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=