Documentário ‘Quantos Dias. Quantas Noites’ entra para o catálogo do Itaú Cultural Play

Enviado por / FonteABC do ABC

O filme faz um mergulho profundo no propósito da existência humana e da relação com o tempo e a idade, com foco na atualidade quando a expectativa de vida aumentou

Na quinta-feira, 12 de outubro, a Itaú Cultural Play leva para seu catálogo o novo filme de Cacau RhodenQuantos Dias. Quantas Noites. Diretor de produções como Nunca me sonharam e Tarja branca, agora se debruça sobre os dilemas, desafios e cuidados provocados pelo envelhecimento nesta era na qual a ciência acredita que o ser humano que chegará aos 150 anos já nasceu. Assim, entendendo que a revolução da longevidade já começou e veio para transformar o futuro de todas as gerações, ele desenvolve uma investigação detalhada sobre como a questão da revolução da longevidade tem sido analisada pela humanidade.

Especialistas e pensadores convidam a enxergar as oportunidades e as desigualdades nesse tema, além da conexão humana com o tempo e com a idade. São eles, o médico gerontólogo e presidente do Centro de Longevidade – Brasil Alexandre Kalache; a filósofa, Dra. em Educação pela USP e coordenadora executiva do Geledés Sueli Carneiro; a médica geriátrica e escritora Ana Claudia Arantes; a atriz, coreógrafa e primeira mulher negra cadeirante a dançar no Theatro Municipal de São Paulo Mona Rikumbi; a ativista de cuidados paliativos e jornalista Ana Michele Soares – morta em janeiro em decorrência de um câncer –, o fundador do movimento inFINITO, Tom Almeida e o líder da comunidade compassiva Alexandre da Silva.

Nos últimos séculos a expectativa de vida média aumentou de forma notável e o mundo atual testemunha uma mudança na pirâmide etária, na qual a população mundial está envelhecendo progressivamente. Segundo a ONU, em 2020 havia cerca de 703 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em todo o mundo. A previsão é que esse número chegue a cerca de 1,5 bilhão em 2050.

Essa tendência também é realidade no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia no país, em 2020, cerca de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 14,3% da população total. A previsão é que em 2060, esse número chegue a 73 milhões de idosos, representando 34,1% da população brasileira. Em 1940, a expectativa de vida no Brasil era de 45 anos. Diante desse quadro, como diz Sueli Carneiro, encerrando o filme, viver é algo extraordinário.

Produzido pela Maria Farinha Filmes, idealizado por Marta Pipponzi e apoiado por instituições como o movimento global Ashoka e Instituto Alana, entre outras, o filme estreia no Festival do Rio, no Museu do Amanhã, no dia 11 e terá exibição em cinemas como o Espaço Itaú de Cinema em São Paulo. Ainda entrará no circuito de cinemas de Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Na Itaú Cultural Play pode ser acessado gratuitamente em todo o país via site www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.  

Sobre Cacau Rhoden

O diretor Cacau Rhoden começou a carreira nos anos 90, trabalhando em produções de televisão, filmes publicitários e cinema. Dirigiu os curtas-metragens A Cega (1994), Infinitamente Maio (2001), Meninos de Areia (2005), Gotas (2005), Who? Walls and Bridges (2015) e Food, Funk and Favela (2023). Seu primeiro longa-metragem, Tarja Branca – A Revolução que faltava (2014), produzido pela Maria Farinha Filmes, conquistou o prêmio de melhor documentário no Festival de Toronto. Entre os trabalhos mais recentes estão o longa Nunca Me Sonharam (2017), premiado como Melhor Documentário no festival de Los Angeles e exibido na sede da ONU, em Nova York; e a série documental “Corações & Mentes – escolas que transformam” (2020), exibida no canal GNT, ambos produzidos pela Maria Farinha Filmes.

Sobre a IC Play

A Itaú Cultural Play é seu lugar de encontro com o cinema e o audiovisual nacional, com filmes de todos os estados e de várias vertentes temáticas e de linguagem.

A plataforma gratuita de streaming do Itaú Cultural (IC) oferece um catálogo diverso e com curadoria especializada de filmes, séries, programas de TV, festivais, mostras temáticas e/ou competitivas, além de conteúdos de instituições parceiras.

‍Além das produções próprias e das curadorias especializadas, a Itaú Cultural Play disponibiliza conteúdos e produtos especiais de instituições parceiras. A iniciativa visa ao fortalecimento da rede que produz e difunde arte e cultura brasileiras.

SERVIÇO:

Quantos Dias. Quantas Noites

(2023)

Direção: Cacau Rhoden

Quinta-feira, 12 de outubro.

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: para maiores de 12 anos (Temas sensíveis e violência)

Em: www.itauculturalplay.com.br

+ sobre o tema

Em ‘Manhãs de Setembro’, Liniker retoma sonho de atuar após 7 anos: ‘É muito doido voltar’

Há quase sete anos Liniker deixava a cidade onde nasceu, Araraquara...

Matriarcas do Samba – show presencial

O grupo Matriarcas do Samba estreia no Teatro Rival...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Mano Brown recebe Karol Conká na estreia do podcast ‘Mano a Mano’

Mano Brown recebe Karol Conká na estreia do podcast...

para lembrar

spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=