Geledés celebra a história do Hip Hop e Projeto Rappers em documentário

Artigo produzido por Redação de Geledés

No Dia do Nascimento do Hip Hop, Geledés – Instituto da Mulher Negra emociona com o lançamento do documentário “Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado”, na sexta-feira (11), às 19h, na sala Circuito Spcine Olido em São Paulo.

O evento de lançamento do documentário contará com a presença de Sueli Carneiro (Geledés), Clodoaldo Arruda (Projeto Rappers), Cris Lady Rap (Projeto Rappers), Markão (Vocalista do grupo DMN), Viviane Ferreira (Diretora Presidente da SPCine) e Marcelo Rocha (Gerente da SPCine).

Dirigido pela rapper Sharylaine e por Clodoaldo Arruda, filósofo e participante do Projeto Rappers, o documentário narra o marcante encontro entre a juventude negra e periférica praticante da cultura Hip Hop e o movimento de mulheres negras nas ruas de São Paulo no final dos anos 1980, que deu origem ao Projeto Rappers. Essa iniciativa fortaleceu o protagonismo de jovens vítimas do racismo e da exclusão social, ao criar um espaço de formação e articulação política em defesa de seus direitos, especialmente o direito de praticar a cultura Hip Hop nos espaços públicos e circular pela cidade sem ser vítima de truculência e violência policial. Além disso, foi criada a primeira revista nacional voltada para a juventude negra, a revista Pode Crê!.

“Buscamos registrar e preservar a memória de um dos capítulos mais importantes da história do Hip Hop brasileiro, o Projeto Rappers, iniciativa que contribuiu significativamente para definir os referenciais, princípios e missão desse movimento no país”, conta Jaqueline Santos, pesquisadora e roteirista do documentário.

Após 30 anos, os participantes dessa iniciativa ocuparam diversos espaços na vida política, cultural, acadêmica e em várias instituições no país. Neste documentário, eles trazem depoimentos sobre o papel do Hip Hop e do movimento de mulheres negras, bem como a importância do encontro entre esses dois segmentos para a transformação da sociedade brasileira.

“A ideia é registrar para a posteridade, como material histórico, a trajetória do primeiro projeto voltado para e oriundo da juventude negra brasileira, que uniu a experiência do movimento social negro e do feminismo negro com o então contemporâneo movimento Hip Hop!”, afirma Clodoaldo Arruda.

O lançamento do documentário “Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado” é uma parceria entre Geledés e a SPCine, exibição será feita entre os meses de agosto e setembro em diferentes salas de cinema, em São Paulo.

Informações:

Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro – História e Legado

Dia: 11 de agosto

Local: Centro Cultural Olido

Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo

Entrada Gratuita

*Sujeito à lotação

+ sobre o tema

Futebol Feminino – Pelé em sua versão mulher

Podemos afirmar que o futebol é o esporte mais...

“Você mora aqui ou você vem todos os dias?”

Como uma mulher afro-estadunidense e nigeriana de segunda geração,...

para lembrar

Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional

Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional Seu objetivo é o...

“Defrontamo-nos com a feroz urgência do agora” – Luther King é bom para a Humanidade

Na última terça-feira, 4 de abril, celebrou-se e problematizou-se...

Projeto “Agitando a Resistência Negra!”

Algumas das principais lideranças femininas negras da atualidade estarão...

Grupo de mulheres brasileiras atua nas Nações Unidas contra o racismo

Em reportagem da TVT, Maria Sylvia de Oliveira, advogada e coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça de Geledés- Instituto...

Anielle Franco defende igualdade racial na lista dos objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável no Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu nesta segunda-feira (18) que seja estabelecida uma meta de busca pela igualdade racial no âmbito das...

Não há desenvolvimento sustentável sem enfrentar o racismo

Em 18 de setembro, às 9h (horário de Nova York), Geledés – Instituto da Mulher Negra realiza o evento “Não há desenvolvimento sustentável sem...
-+=