Atleta maranhense é vítima de racismo em Santa Catarina

Imprensa local relatou que o agressor disse para a jogadora do Unip/São Bernardo “voltar para a senzala”; partida foi realizada em Blumenau (SC)

Por Saulo Marino Do Oimparcial

Foto: Divulgação/CBH

A jogadora de Handebol Gilvana Mendes Nogueira, 20 anos, foi vítima de racismo enquanto defendia sua atual equipe, o Unip/São Bernardo (SP) contra o Blumenau (SC), em partida válida pelas oitavas de final da Liga Nacional. O jogo aconteceu no Complexo Sesi, na cidade de Blumenau, Santa Catarina.

A maranhense, que já defendeu as cores da seleção brasileira, relatou a imprensa local que o agressor disse para ela “voltar para a senzala”, além de ser xingada de “vaca preta”, entre outras ofensas.

“O jogo estava muito difícil desde o começo. Estava muito pegado e tinha esse torcedor que toda hora ia no nosso banco ficar falando coisas horríveis. Teve uma hora que virei para ele perguntei quem ele pensava que era. Foi quando ele disse um monte de coisa. Disse que meu lugar não era ali. Disse que tinha que voltar para senzala. Chamou de vaca preta”, relatou ao site GE.

Ainda segundo o site, ao retornar para o interior de São Paulo Gilvana registrou boletim de ocorrência. As informações dão conta que o homem suspeito do crime seria namorado de uma das atletas da equipe do Blumenau.

Repúdio

O Governo do Estado do Maranhão se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, repudiou a violência verbal, e se solidarizou com as vitimas de preconceito. Confira na íntegra:

“A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) vem a público manifestar profunda indignação com o ataque racista sofrido pela atleta de handebol Gilvana Mendes Nogueira, durante a Liga Nacional de Handebol do Brasil, na qual a atleta representou a UNIP/São Bernardo.

Grande destaque nas partidas, a atleta de 20 anos teve que ouvir diversas palavras ofensivas. A Sedel repudia qualquer tipo de atitude que vá contra o ser humano, independente de gênero, raça ou opção sexual. O esporte é uma ferramenta inclusiva e deve permanecer enquanto tal, oportunizando a descoberta de novos talentos e ensinando valores para toda a comunidade desportiva.

A Secretaria se solidariza com a atleta, bem como todos que tem sofrido algum tipo de constrangimento e discriminação, e reafirma o compromisso com a promoção da igualdade, nos mais diferentes âmbitos.”

+ sobre o tema

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...

Favela, sim

Ela subiu tranquilamente o caminho que leva ao topo...

Abordagem Policial um dever do Estado X O registro da abordagem um Direito do Cidadão

por Sérgio Martins Segundo o Art. 144 da Magna Carta,...

para lembrar

Polícia e racismo nas escolas públicas do DF

Fonte: Infância Hoje -       Adolescentes...

Ação afirmativa para afro-descendentes e democracia no Brasil

Por Wania Sant'Anna. Considerando o quadro de desigualdade racial no...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=