Ato contra Jair Bolsonaro leva multidão às ruas de Fortaleza

Enviado por / FonteDo O Povo

Mulheres se reuniram na tarde deste sábado, 29, para manifestar repúdio ao candidato à Presidência

Ato de protesto contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) ocupou cerca de dez quarteirões da orla de Fortaleza neste sábado, 29. Majoritariamente composto por mulheres, a manifestação ocorreu em frente ao Centro Cultural Belchior, na região conhecida como Praia dos Crush.

YouTube video

O grupo seguiu em caminhada até a praça Almirante Saldanha (ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), onde ocorreram mobilizações políticas e culturais. Ao longo do trajeto, as duas faixas da avenida Almirante Barroso ficaram ocupadas.

Organizado por meio de redes sociais, o evento convocou mulheres contrárias ao posicionamento do candidato para irem às ruas. “Não somos uma fraquejada! O Ceará não se curva!”, dizia na descrição do encontro no Facebook, em referência à fala do candidato sobre ter tido uma filha mulher após quatro homens.

Segurança

Na última sexta-feira, 28, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou a estrutura de segurança prevista para o ato. Além de homens do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), houve reforço do Batalhão de Choque (BPChoque), do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Ambulância do Corpo de Bombeiros Militar do Estado deu suporte ao protesto.

Defensores públicos e advogados da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap) também acompanharam o ato, assim como agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Ruas da região foram patrulhadas. O perímetro de atuação contemplou as avenidas Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), Historiador Raimundo Girão, Almirante Barroso e Beira Mar, além das ruas dos Tabajaras, Almirante Jaceguai e Dragão do Mar.

Brasil e exterior

As manifestações de mulheres contra Jair Bolsonaro também ocorreram em outras cidades do Brasil e no exterior. No Ceará, houve registro de protestos em Sobral, Limoeiro do Norte, Jaguaribe e Canindé ao longo deste sábado.

YouTube video

No exterior, brasileiros se articularam e realizam atos em cidades como Auckland (Nova Zelândia), Berlim (Alemanha), Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça) e Paris (França).

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

MUCB Exterior Paris #elenão #elenunca #elenao #elejamais #mulherescontrabolsonaro

Uma publicação compartilhada por Mulheres Unidas Ceará (@mulheresunidasce) em

+ sobre o tema

Negro, não

Por: Edson Lopes Cardoso   A funcionária Rosana Bullara afirmou à...

Como funcionam, ou deveriam funcionar, os três poderes: Legistativo, Executivo e Judiciário

Como advogado militante, tenho a impressão de que a...

“A Inveja” Por Mia Couto

Entrevistamos esta semana o Presidente da Comissão Nacional dos...

Em carta a Dilma, Irã anuncia que desistiu de enforcar Sakineh

Presidente criticou a postura do país asiático em relação...

para lembrar

Brasília: Manifestantes contra Bolsonaro tomam Eixo Monumental

A concentração da manifestação das Mulheres Contra Bolsonaro em...

Herson Capri na resistência ao retrocesso social de Temer

O experiente ator explica por que entrou no espinhoso...

Ex-ministros se unem contra Bolsonaro para denunciar ameaça de golpe

Eles são de diferentes ideologias, de diferentes partidos. Trazem...

Conviver com o ódio não pode ser natural no nosso dia a dia

Quando você é uma pessoa negra, estar próximo aos seus...

Fundador de grupo de extrema direita é condenado a 18 anos de prisão nos EUA; a pena é mais alta pelo ataque ao Congresso...

A Justiça dos Estados Unidos condenou o fundador do grupo de extrema direita Oath Keepers, Stewart Rhodes, a 18 anos de prisão nesta quinta-feira...

Conviver com o ódio não pode ser natural no nosso dia a dia

Quando você é uma pessoa negra, estar próximo aos seus semelhantes torna-se uma estratégia necessária para sobreviver às armadilhas do racismo. Quando você é LGBTQIA+, estar em...

É preciso combater violência nas escolas com cultura de paz

Um governo progressista, num país saído das urnas rachado ideologicamente, está sendo levado a fazer concessões ao uso da força e vigilância armada nas...
-+=