Ato contra Jair Bolsonaro leva multidão às ruas de Fortaleza

Enviado por / FonteDo O Povo

Mulheres se reuniram na tarde deste sábado, 29, para manifestar repúdio ao candidato à Presidência

Ato de protesto contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) ocupou cerca de dez quarteirões da orla de Fortaleza neste sábado, 29. Majoritariamente composto por mulheres, a manifestação ocorreu em frente ao Centro Cultural Belchior, na região conhecida como Praia dos Crush.

O grupo seguiu em caminhada até a praça Almirante Saldanha (ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), onde ocorreram mobilizações políticas e culturais. Ao longo do trajeto, as duas faixas da avenida Almirante Barroso ficaram ocupadas.

Organizado por meio de redes sociais, o evento convocou mulheres contrárias ao posicionamento do candidato para irem às ruas. “Não somos uma fraquejada! O Ceará não se curva!”, dizia na descrição do encontro no Facebook, em referência à fala do candidato sobre ter tido uma filha mulher após quatro homens.

Segurança

Na última sexta-feira, 28, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou a estrutura de segurança prevista para o ato. Além de homens do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), houve reforço do Batalhão de Choque (BPChoque), do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Ambulância do Corpo de Bombeiros Militar do Estado deu suporte ao protesto.

Defensores públicos e advogados da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap) também acompanharam o ato, assim como agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Ruas da região foram patrulhadas. O perímetro de atuação contemplou as avenidas Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), Historiador Raimundo Girão, Almirante Barroso e Beira Mar, além das ruas dos Tabajaras, Almirante Jaceguai e Dragão do Mar.

Brasil e exterior

As manifestações de mulheres contra Jair Bolsonaro também ocorreram em outras cidades do Brasil e no exterior. No Ceará, houve registro de protestos em Sobral, Limoeiro do Norte, Jaguaribe e Canindé ao longo deste sábado.

No exterior, brasileiros se articularam e realizam atos em cidades como Auckland (Nova Zelândia), Berlim (Alemanha), Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça) e Paris (França).

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

MUCB Exterior Paris #elenão #elenunca #elenao #elejamais #mulherescontrabolsonaro

Uma publicação compartilhada por Mulheres Unidas Ceará (@mulheresunidasce) em

+ sobre o tema

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para...

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

para lembrar

Where was the Afro-Brazilian community at the protests against Dilma Rousseff?

The racism of a middle class who is harsh...

Passista da Mangueira vai ser enterrada nesta segunda-feira

O enterro da passista da Mangueira, Mariana Eloi, de...

Jovens, ricos e traficantes

UM EM CADA 10 TRAFICANTES DE SÃO PAULO É...

Governador do Texas diz que Obama leva a América em direção ao socialismo

Na manchete do Drudge Report, ontem, "Governador do Texas...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às urnas e eleger seus prefeitos e vereadores. Cerca de 400 mil candidatos, sendo 13.997...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...
-+=