Atriz agredida por ex-diplomata diz que marido já fez mais vítimas

Cristiane Machado conta ter sido procurada por três mulheres que também sofreram maus-tratos

por Gustavo Goulart no O Globo

 

Pelo menos três mulheres que mantiveram relacionamentos com o ex-diplomata Sergio Schiller Thompson-Flores, foragido após ter tido a prisão preventiva decretada pela Justiça por tentativa de feminicídio contra a mulher, a atriz Cristiane Machado, procuraram a vítima para contar que também sofreram maus- tratos. Elas entraram em contato por telefone depois de assistirem à reportagem do “Fantástico”, da TV Globo, que exibiu, no domingo, imagens de agressões sofridas pela atriz

Cristiane e o ex-diplomata durante o casamento Foto- Reprodução : O Globo

, que instalou câmeras dentro do quarto do casal para flagrar as violências cometidas pelo marido. Nas cenas, é possível ver Thompson-Flores tentando enforcá-la com um fio de telefone.

Segundo Cristiane, uma das vítimas chegou a registrar queixa numa delegacia, mas acabou voltando atrás a pedido do ex-diplomata. Hoje, com a Lei Maria da Penha, não é mais possível que mulheres retirem queixa por agressões de seus companheiros.

A Delegacia de Capturas procura pelo ex-diplomata e já tem em mãos seis endereços, inclusive o de uma fazenda em São Paulo, onde ele poderia estar escondido. Raphael Mattos, advogado de Thompson-Flores, alega que seu cliente é inocente. Defende que as imagens captadas pela atriz foram editadas e diz que o ex-diplomata está aguardando decisão sobre um pedido de habeas corpus. Caso o recurso seja negado, diz, ele deverá se entregar à polícia.

O relacionamento entre a atriz e o ex-diplomata sempre foi conturbado. Eles se casaram em novembro do ano passado e logo depois veio a primeira agressão — um empurrão e um tapa no rosto. Em seguida, durante uma briga, Thompson-Flores, além de bater na mulher, quebrou a casa. Com medo, Cristiane procurou a polícia. Ele foi preso em flagrante, mas foi solto após pagar fiança, com a determinação de não se aproximar mais dela. Como o casamento no religioso já estava marcado, a atriz decidiu perdoar o marido. A violência, porém, não deu, segundo ela, trégua.

O advogado de Thompson-Flores contesta acusações de Cristiane. Segundo ele, há outro pedido de prisão contra o ex-diplomata por ele ter se aproximado da atriz, descumprindo medida protetiva. Mas, de acordo com Mattos, o encontro teria acontecido de comum acordo:

— Há muitas coisas a serem ditas à Justiça. Meu cliente não descumpriu ordem judicial de medida protetiva, ele esteve com a mulher a pedido dela. Chegaram a viajar para o Peru, para o Caribe.

Mattos diz que Cristiane faz acusações movida por interesses financeiros. Um contrato assinado pelo casal, homologado pela Justiça, prevê que a atriz, em caso de separação, receba R$ 400 mil. O documento estabelece ainda que, se houver traição ou agressão, o valor será acrescido de mais 200 salários-mínimos. O advogado Sylvio Guerra, que representa Cristiane, cobra agora na Justiça R$ 605 mil por conta da separação.

— Não consigo entender que relação tem o contrato com uma tentativa de feminicídio, de uma agressão sem limites — diz a atriz.

Juntas, aplicativo de Enfrentamento a Violência contra Mulher. Clique na imagem para acessar o JUNTAS

+ sobre o tema

Alisamento, corte químico, tranças e turbantes: Do processo racista ao coroamento estético-racial

Eu sou Lorena Lacerda (@lorenlacre): mulher, negra, cis, soteropolitana...

Trans lutam por visibilidade e respeito

Celebrado no dia 29, Dia da Visibilidade Trans chama...

Conferência propõe legislação que criminalize a violência contra LGBT’s

A proposta é a aprovação de uma lei contra...

para lembrar

Homem é preso sob acusação de violência sexual no metrô de SP

Um homem foi detido na última quarta-feira, 13, após...

Feminismo de guerra

Ao cobrir o corpo, mulheres se sentem protegidas do...

Eleições-2014: é possível uma pauta feminista?

Dez questões incômodas, que você pode dirigir a candidatos...
spot_imgspot_img

Mulheres Negras se mobilizam para 2ª Marcha por Reparação e Bem Viver

No dia 25 de novembro de 2025, mulheres negras de todo o país estarão em Brasília para a 2ª Marcha das Mulheres Negras por...

Carolina Maria de Jesus: conheça a escritora que pode se tornar a nova heroína da Pátria

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inscreve o nome da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) no Livro dos Heróis e...

ONG Criola lança iniciativa pioneira para combate ao racismo no atendimento às mulheres negras no sistema público de saúde 

Mulheres negras de dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro ganham uma nova ferramenta de combate ao racismo no sistema público de...
-+=