Aumenta número de donas de casa de família filiadas à Previdência Social

SÃO PAULO – Dados divulgados pela a SPPS (Secretaria de Políticas de Previdência Social) revelou que a quantidade de donas de casa de família de baixa renda no Brasil filiadas à Previdência Social é de 283.562. A meta do governo era de atingir 200 mil inscrições até o final de 2012, porém esse número foi alcançado no mês de março.

Por: Juliana Américo Lourenço da Silva

O secretário da SPPS, Leonardo Rolim, avalia que as adesões estão superando as expectativas. “Mesmo com o encerramento da campanha de divulgação, o número está crescendo substancialmente, ou seja, as pessoas continuam divulgando”, concluiu.

Porém, segundo o secretário, apesar de o programa continuar crescendo, ainda está longe do potencial que se quer atingir. Até 2015, o objetivo do governo é alcançar 1 milhão de formalizações.

O público de donas de casa de família de baixa renda no País é de seis milhões. Para atingir este público, o MPS (Ministério da Previdência Social) está estabelecendo uma parceria com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para utilizar os dados do CadÚnico, que é o cadastro do bolsa Família e dos programas sociais do Governo Federal.

Maiores registros
Ao analisar os estados, os dados indicam que os maiores registros de famílias de baixa renda que se tornaram seguradas da Previdência Social são Minas Gerais, com 41.342, seguido de São Paulo, com 38.902, Paraná, com 24.394, Rio Grande do Sul, com 20.186 e Bahia, com 15.695.

Enquanto as menores adesões estão na região Norte, que segundo Rolim, qualquer programa demora engrenar por conta das dificuldades de comunicação e que “com a parceria com o MDS, que é quem conhece melhor esse público e interage diretamente com eles por causa dos repasses do bolsa Família, nós esperamos aumentar a adesão”.

Inscrição
Qualquer pessoa que realize trabalho doméstico no âmbito da própria residência e sem renda própria pode se filiar à Previdência Social como segurado facultativo de baixa renda. A família precisa estar inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e ter uma renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.244). A alíquota de contribuição é de 5% do salário mínimo (R$ 31,10) por mês e a inscrição pode ser realizada por meio da Central 135.

 

 

 

Fonte: Infomoney

+ sobre o tema

Mulheres são processadas após denunciarem casos de estupros

"Ninguém quer falar sobre coisas que machucam", diz a...

Após agressão a mulheres, Dado Dolabella se declara “feminista”

Dolabella é uma figura bastante comentada quando o assunto é...

“Precisamos desconstruir masculinidades tóxicas”, afirma Sérgio Barbosa

Desconstruir padrões de masculinidade desde a infância é essencial...

Sua paixão cinematográfica é um stalker (e isso é um problema)

Texto e quadrinhos de Alli Kirkham. Publicado originalmente com o...

para lembrar

Tsunami, por Sueli Carneiro

Muito se tem indagado sobre a tragédia provocada pelo...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

O trabalho das detetives de feminicídios pelo mundo

O feminicídio - o assassinato de mulheres e meninas...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra expressa solidariedade à Ministra Marina Silva

Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização fundada e liderada por mulheres negras, se solidariza, mais uma vez, com a ministra do Meio Ambiente...

Encontro Formativo discute Reparação Histórica para Mulheres Negras de Terreiro

O Comitê Impulsor da Região Nordeste da Marcha de Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver realizará no dia 29 de maio, às 19h, o...

Mulheres negras querem mais participação em decisões sobre o clima

Os impactos dos direitos ambientais e a justiça climática sobre a população negra reuniu neste final de semana, no bairro do Flamengo, na zona...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.