Aumenta número de donas de casa de família filiadas à Previdência Social

SÃO PAULO – Dados divulgados pela a SPPS (Secretaria de Políticas de Previdência Social) revelou que a quantidade de donas de casa de família de baixa renda no Brasil filiadas à Previdência Social é de 283.562. A meta do governo era de atingir 200 mil inscrições até o final de 2012, porém esse número foi alcançado no mês de março.

Por: Juliana Américo Lourenço da Silva

O secretário da SPPS, Leonardo Rolim, avalia que as adesões estão superando as expectativas. “Mesmo com o encerramento da campanha de divulgação, o número está crescendo substancialmente, ou seja, as pessoas continuam divulgando”, concluiu.

Porém, segundo o secretário, apesar de o programa continuar crescendo, ainda está longe do potencial que se quer atingir. Até 2015, o objetivo do governo é alcançar 1 milhão de formalizações.

O público de donas de casa de família de baixa renda no País é de seis milhões. Para atingir este público, o MPS (Ministério da Previdência Social) está estabelecendo uma parceria com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para utilizar os dados do CadÚnico, que é o cadastro do bolsa Família e dos programas sociais do Governo Federal.

Maiores registros
Ao analisar os estados, os dados indicam que os maiores registros de famílias de baixa renda que se tornaram seguradas da Previdência Social são Minas Gerais, com 41.342, seguido de São Paulo, com 38.902, Paraná, com 24.394, Rio Grande do Sul, com 20.186 e Bahia, com 15.695.

Enquanto as menores adesões estão na região Norte, que segundo Rolim, qualquer programa demora engrenar por conta das dificuldades de comunicação e que “com a parceria com o MDS, que é quem conhece melhor esse público e interage diretamente com eles por causa dos repasses do bolsa Família, nós esperamos aumentar a adesão”.

Inscrição
Qualquer pessoa que realize trabalho doméstico no âmbito da própria residência e sem renda própria pode se filiar à Previdência Social como segurado facultativo de baixa renda. A família precisa estar inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e ter uma renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.244). A alíquota de contribuição é de 5% do salário mínimo (R$ 31,10) por mês e a inscrição pode ser realizada por meio da Central 135.

 

 

 

Fonte: Infomoney

+ sobre o tema

“Mas ele é ótimo com as crianças”

Passo mal quando ouço isso. Por  Letícia Penteado, do Revista...

Teresa do Quariterê (Teresa de Benguela)

Aqui em nosso país, seguindo a tradição do protagonismo...

Educação para o machismo

Para Maria Luiza, Milena, Geórgia, Teodora e Maria Clara...

Violência e invisibilidade marcam realidade de lésbicas no Brasil

Ausência de estatísticas e atenção impedem superação de dificuldades Do...

para lembrar

Quatro páginas do Facebook para conhecer mulheres incríveis

Sinto desapontar quem chegou aqui achando que receberia dicas...

Quase metade das mulheres brasileiras sofreu algum tipo de assédio em 2022

A mulher brasileira não tem, literalmente, um segundo de...

#JogueComOrgulho: Um mundo sem preconceito – Google Brasil

Esta é a mensagem de alguns entre tantos Googlers...

Encontro Estadual de Mulheres Negras em Campinas

ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES NEGRAS TEM EXPECTATIVA DE 250...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...
-+=