Barrados em treino, africanos se contentam em mostrar apoio à Nigéria

Torcedores de Guiné-Bissau aparecem no Estádio Presidente Vargas, mas não veem atividade, aberta por 15 minutos para a imprensa

 

Faltava mais de uma hora para o treino da Nigéria no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, mas eles já estavam lá, a espera dos representantes da África na Copa das Confederações. E sabiam, inclusive, que não poderiam acompanhar o treinamento da seleção dentro do PV.

– Só estamos aqui para eles verem a gente e ficarem conscientes de que têm africanos aqui, que vamos torcer por eles – explicou Jus Fernando.

O grupo de aproximadamente 15 pessoas, todos nascidos em Guiné-Bissau, era parte dos mais de 60 torcedores que estão com ingressos garantidos para o jogo contra a Espanha, neste domingo (22), na Arena Castelão. Residentes há cerca de cinco anos em Fortaleza, os africanos estão na cidade para estudar.

Mesmo do lado de fora do estádio, os animados torcedores não ficaram menos informados que a imprensa. Apenas os primeiros 15 minutos das atividades foram abertos aos jornalistas, no PV. Diante das lentes das câmeras, um rápido treino físico e um bate-bola descontraído para aquecer. Nem pistas do que pode haver de novo na equipe.

Oduamadi e Musa são os possíveis desfalques para a partida. O primeiro é o artilheiro da equipe na Copa das Confederações, com três gols, e saiu na etapa inicial do jogo com o Uruguai, com dores no tornozelo. Já Musa aguentou o jogo inteiro no sacrifício, mas também é dúvida. Os dois ficaram à beira do gramado no PV, fazendo trabalho de recuperação com gelo.

treino-nigeria-marcosmontenegro-2Oduamadi faz tratamento com gelo no tornozelo direito durante o treinamento (Foto: Marcos Montenegro)

Tanto cuidado é para o que muitos consideram uma missão quase impossível. Para avançar às semifinais, os nigerianos precisam vencer a Espanha e torcer para que o Uruguai, caso vença o Taiti, não vença com uma diferença superior a quatro gols. A dificuldade, entretanto, não tira o otimismo dos “africanos do Ceará”.

– Vai ter muito torcedor da Espanha, mas nós vamos fazer muito barulho e vamos vencer por 2 a 0, com gols de Mikel e Musa, e o Uruguai só vai fazer 4 a 0 no Taiti – aposta Jus.

Um dia antes de Nigéria x Espanha, os torcedores acompanharão, pela TV, Brasil x Itália, na Arena Fonte Nova. Se a Nigéria não está em jogo, não precisa nem perguntar para quem eles vão torcer.

– Todos (os africanos) daqui vão torcer para o Brasil, lógico – finalizou Nicolau Andrade.

 

 

Fonte: Globo

+ sobre o tema

CCN celebra 70º aniversário de Mundinha Araújo

O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN)...

Discografia do Racionais MC’s chega ao Spotify

A discografia do Racionais MC’s agora pode ser ouvida integralmente na...

Africanos irritados com Obama

Apoio do presidente aos casamentos homesexuais vai contra sentimentos...

Save the Children pede acção para diminuir mortes

A organização humanitária, Save the Children, refere que...

para lembrar

Afrocolombianos son los que más emigran a Chile

Zamira es pequeña y se esconde tras una...

CPFs negros importam? Racismo estrutural e políticas públicas no contexto da COVID-19

ALEXSANDRO SANTOS, pós-doutorando em Administração Pública e Governo (FGV...

Após anos mantendo idade em segredo, Gloria Maria revela: “Nasci em 1959″

O mistério acerca da idade de Gloria Maria foi,...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=