Beth Carvalho: Carnaval de rua é protesto e escolas viraram esquemão

A sambista Beth Carvalho, madrinha do samba, explica por que já não se fazem enredos como “Mangueira, teu cenário é uma beleza / Que a natureza criou, ô ô”

Da Revista Fórum 

Para a sambista Beth Carvalho, o “Carnaval de rua já é um protesto. É juventude, é garotada. E com contexto político, contrário a todo esse esquemão que se tornou o Carnaval”.

Beth explicou em entrevista a Luiza Franco, da Folha de S. Paulo, que hoje as escolas não “têm mais compositores, mas escritórios. Juntam um bando de compositores, de tudo quanto é lugar, e eles fazem por encomenda para todos – até para São Paulo. Imagina seis ou sete pessoas fazendo um samba sem a menor alma, sem menor amor pela escola que ele nunca viveu? As escolas acabaram com a ala de compositor. O que é uma escola sem isso?”

Por isso, em sua opinião, já não são produzidos samba-enredos como “Mangueira, teu cenário é uma beleza / Que a natureza criou, ô ô” [samba de exaltação à Mangueira, de Aloísio Costa e Eneas Brites da Silva. “Quem fez era apaixonado pela escola, conhecia a escola”, disse.

Beth ainda completou: “Estão reféns do patrocínio. A crise financeira de agora pode trazer de volta a criatividade. As escolas não precisam de patrocínio. Com o que ganham, não precisam. O problema é que a coisa ficou megalomaníaca e as escolas começaram a delirar. Fazer enredo sobre iogurte [Porto da Pedra, 2012] não tem nada a ver com escola de samba, é deboche. E como fica a inspiração do compositor?”

Na entrevista, ela ainda afirmou que hoje o samba está mais fraco. “Esse tal pagode que está aí é outra música, que usa ritmo do samba, mas não é samba. Samba tem filosofia, poesia, forma de cantar direta.” E foi direta: hoje não gravaria a música “O Teu Cabelo Não Nega”, de Lamartine Babo. “É racista. Acho legal banir, não repetir o erro.”

+ sobre o tema

Melhor do mundo, Serena Williams só não consegue derrotar o racismo

Serena Williams tinha 6 anos de idade quando a...

‘Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe’, diz Lula sobre Pelé

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, se manifestou nesta...

Atriz Ruth de Souza se emociona durante lançamento de sua biografia

A emoção deu o tom durante o lançamento do...

Concha Buika, a diva de Almodóvar, em novo disco

Em seu novo disco, ‘Vivir sin Miedo’, Concha Buika...

para lembrar

Lesionado, Bolt só volta às pistas no próximo ano

Fortes dores nas costas atormentam velocista Usain Bolt...

‘Pixinguinha na Pauta’ destaca músico como arranjador

Por: Lucas Nobile Livro revela obras inéditas e seu...

Pelé lança projeto social e diz que Maradona é exemplo negativo

Por Leandro Canônico Rei do Futebol volta a alfinetar...
spot_imgspot_img

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

Salgueiro apresenta espetáculo em homenagem a Mercedes Baptista no Theatro Municipal

Completando 70 anos em 2023, os Acadêmicos do Salgueiro, mais uma vez, fazem jus às palavras de Nelson Andrade e mostram que, muito mais...

Livro Um Defeito de Cor inspira enredo da Portela de 2024

A Escola de Samba Portela gosta de levar para a Passarela do Samba na Marquês de Sapucaí, na região central do Rio de Janeiro, enredos...
-+=