Branquitude acrítica: sem tempo, irmão

Enviado por / FonteEcoa, por Bianca Santana

Não é de hoje a quantidade de mensagens, perguntas, convites questionáveis e pedidos de ajuda relacionados à temática racial. Mas desde que vocês se descobriram antirracistas, na semana passada, o número aumentou exponencialmente. Muitas pessoas negras têm escrito nas redes sobre quão violento é receber ainda mais demandas de quem está acostumado à posição de ser servido por pessoas negras. Parem.

Esse alerta não vale, evidentemente, para as pessoas e entidades com quem se constrói de forma respeitosa, no tempo. Sigo em interlocução com não-negros que têm compromisso com a luta antirracista — interlocução que é de mão dupla, nunca de mão única — e que se aprofunda devagar.

Não me lembro de ter mandado mensagens para pessoas com quem nunca falei na vida pedindo para que revisassem um texto meu. Ou de oferecer a maravilhosa oportunidade de fazer uma live comigo alguém a quem nunca dirigi uma palavra, um apoio, um like que seja. Agradeceria muito se não fizessem isso comigo nem com pessoas negras que estão perdendo seus entes queridos por Covid-19, outras doenças negligenciadas por um sistema que não se assume em colapso, ou por violência policial. Pessoas que estão cozinhando e entregando marmita, carregando cesta básica, levando oxímetro de um lado para o outro, organizando atos em defesa da democracia, muitas vezes preocupadas com as dívidas a pagar,mas dedicando tudo o que podem para que permaneçamos vivas.

Quem quiser me ouvir neste período pode ler os textos que já publiquei neste veículo e em outros, nos livros em que escrevi ou organizei, nas conversas em vídeo ou áudio do passado e do presente. Mas não me escreva pedindo uma atenção especial. Entre no site da Uneafro, nos Agentes Populares de Saúde ou na Coalizão Negra por Direitos, conheça o trabalho maravilhoso e pouco reconhecido de centenas de pessoas negras que se organizam politicamente, e apoie como puder. Mas não peça nada. Sua culpa não é problema nosso.

Disparo essas palavras para fugir da dor de escrever sobre o menino Miguel e a violência do trabalho doméstico. Penso nas minhas crianças. Fico angustiada pelas vezes em que somos negligentes com quem é frágil e precisa de cuidado. Lembro do homem que ofereceu sabão como se fosse chocolate para minha mãe e meu tio, ainda crianças, enquanto minha avó trabalhava limpando a casa de alguém. Choro ao ouvir Mirtes Souza e Marta Santana.

A indignação coletiva com Sarí Gaspar Corte Real e com o tratamento recebido pela primeira-dama loira é necessária e importante. Que exijamos justiça. Que aprendamos. Mas a repulsa não tira de vocês a responsabilidade pelo racismo intrínseco ao trabalho doméstico mal remunerado em suas casas.

Você pode não ser responsável direto pela morte de uma criança. Mas seu lugar na pirâmide social brasileira, a forma como organiza a reprodução da sua vida, seu voto, seus hábitos de consumo, sua herança tem relação direta com o que é estrutural. Trata-se de responsabilidade, não de culpa. O que é possível fazer diferente a partir do lugar social que você ocupa? Se você gosta da palavra privilégio (eu detesto), pense com verdade no que é possível fazer a partir desse lugar para que todas as pessoas possam viver. A gente não aguenta mais.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Sim, nós somos racistas: Estudo Psicossocial da Branquitude Paulistana

por Lia Vainer Schucman Este artigo tem como objetivo fazer...

Eleições americanas: uma reflexão de Judith Butler

Há duas questões que os e as eleitoras da...

Afetos e relações raciais: quando o “suposto” afeto ofusca o racismo

Querida Branca, Estou muito cansada hoje. Apesar disso, a necessidade...

As sinhás pretas da Folha

Abro este jornal. Nele, um artigo sobre "negras prósperas...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da Universidade Federal de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira (21) o quinto vídeo de sua campanha de divulgação...

Crise climática aprofunda desigualdades, avaliam ativistas negros

“O tipo de vida de um sujeito moderno, branco, reflexo da colonização, empurra o mundo para a emergência climática”. A declaração do codiretor-executivo do...
-+=