Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) divulga lista de atividades, que começam nesta sexta-feira (4), com ato político-cultural
Com informações da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial
Começa nesta sexta-feira (4/11) a programação de atividades do mês da Consciência Negra, organizadas pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) do GDF. As atrações foram cadastradas na página da Sepir na internet e seguem até o dia 25 deste mês. Estão marcados debates, rodas de conversa, shows e manifestações religiosas. Haverá também uma consulta informal sobre demandas nos seguintes eixos: educação, saúde, juventude, segurança pública, gênero, trabalho, empreendedorismo e renda.
A Seppir e a Secretaria de Cultura vão anunciar, na próxima quinta-feira (10/11), a lista de 20 artistas locais que se inscreveram no edital lançado na semana passada. São trabalhos com matrizes africana e afrobrasileira, nas categorias dança, capoeira, música e teatro.
Haverá ainda a 1ª Feira de Economia Criativa e Etnodesenvolvimento do Distrito Federal, que consiste em um projeto de inclusão produtiva, previsto no plano Brasília Sem Miséria e no conceito de economia criativa e solidária.
Festa de abertura – A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (4/11), às 18h, com a presença de convidados e autoridades do GDF e do governo federal, que lançarão a campanha Distrito Federal sem Racismo. A medida selará o Pacto pela Igualdade Racial no DF, um conjunto de ações do governo pela transversalidade étnico-racial nas políticas públicas da região.
Na programação cultural, a arte popular dos Mambembrincantes, a capoeira do Mestre Dionísio e as participações especiais de dois ícones da nova música negra produzida no Distrito Federal: o rapper GOG e a cantora Ellen Oléria.
Consciência negra – O ano de 2011 é o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, considerado um divisor de águas também na administração pública do Distrito Federal. No mês da Consciência Negra, o GDF apresenta uma programação que destaca desde a produção artístico-cultural até a ampliação de políticas públicas para as populações negra, indígena e cigana do DF e Entorno.
O dia 20 de novembro marca o dia da Consciência Negra por coincidir com o aniversário de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, há 312 anos.
PROGRAMAÇÃO*
Sexta-feira, 4/11
Local: Sala Martins Pena – Teatro Nacional
18h – Recepção das autoridades e convidados pelas baianas
19h30min – abertura oficial e lançamento da campanha Distrito Federal sem racismo e programação cultural
Segunda-feira, 7/11
Local: Esplanada dos Ministérios
14h – Marcha Nacional Quilombola
19h – Lançamento da Campanha Direitos Quilombolas
Quarta-feira, 9/11
Local: Cine Brasília
15h – Matinê: exibição da série “Heróis do Mundo”
Projeto a Cor da Cultura
Roda de Conversa com MEC, Canal Futura, projeto Cidam e uma intérprete do Movimento Negro
Domingo, 20/11
Comemorações pelo Dia da Consciência Negra em Brasília e outras quatro regiões administrativas, com agenda política, atividades autogestionadas, Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária, além de artistas locais e nacionais.
Atividades descentralizadas
De 7 a 25 de novembro
Cara e Cultura Negra
Locais: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Setor de Diversões Sul, Estações do Metrô e Praça Zumbi dos Palmares
De 17 a 19 de Novembro
Projeto Viva Zumbi
Local: Praça Zumbi dos Palmares (Conic)
Oficinas: Xekerês, percussão em tronco e cabaças, cantigas de senzalas, teatro, poesias e dança afro, medicina natural.
Horário: 17h
18 de novembro
I Encontro da Conscientização Negra do Gama
Local: Área Especial em frente ao Centro Cultural Itapuã
20 de novembro
Valeu Zumbi – de Palmares para o Mundo
Locais: Gama e Valparaíso (GO)
Horário: das 9h às 18h em Valparaíso (GO)
De 23 a 25 novembro
Latinidades – Mulheres Negras no Mercado de trabalho
Local: Pavilhão B, Parque da Cidade
www.afrolatinas.com.br
(*) Programação sujeita a alterações