Brasilia DF – Mês da Consciência Negra

Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) divulga lista de atividades, que começam nesta sexta-feira (4), com ato político-cultural

Com informações da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial

Começa nesta sexta-feira (4/11) a programação de atividades do mês da Consciência Negra, organizadas pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) do GDF. As atrações foram cadastradas na página da Sepir na internet e seguem até o dia 25 deste mês. Estão marcados debates, rodas de conversa, shows e manifestações religiosas. Haverá também uma consulta informal sobre demandas nos seguintes eixos: educação, saúde, juventude, segurança pública, gênero, trabalho, empreendedorismo e renda.

A Seppir e a Secretaria de Cultura vão anunciar, na próxima quinta-feira (10/11), a lista de 20 artistas locais que se inscreveram no edital lançado na semana passada. São trabalhos com matrizes africana e afrobrasileira, nas categorias dança, capoeira, música e teatro.

Haverá ainda a 1ª Feira de Economia Criativa e Etnodesenvolvimento do Distrito Federal, que consiste em um projeto de inclusão produtiva, previsto no plano Brasília Sem Miséria e no conceito de economia criativa e solidária.

Festa de abertura – A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (4/11), às 18h, com a presença de convidados e autoridades do GDF e do governo federal, que lançarão a campanha Distrito Federal sem Racismo. A medida selará o Pacto pela Igualdade Racial no DF, um conjunto de ações do governo pela transversalidade étnico-racial nas políticas públicas da região.

Na programação cultural, a arte popular dos Mambembrincantes, a capoeira do Mestre Dionísio e as participações especiais de dois ícones da nova música negra produzida no Distrito Federal: o rapper GOG e a cantora Ellen Oléria.

Consciência negra – O ano de 2011 é o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, considerado um divisor de águas também na administração pública do Distrito Federal. No mês da Consciência Negra, o GDF apresenta uma programação que destaca desde a produção artístico-cultural até a ampliação de políticas públicas para as populações negra, indígena e cigana do DF e Entorno.

O dia 20 de novembro marca o dia da Consciência Negra por coincidir com o aniversário de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, há 312 anos.

PROGRAMAÇÃO*

Sexta-feira, 4/11

Local: Sala Martins Pena – Teatro Nacional

18h – Recepção das autoridades e convidados pelas baianas

19h30min – abertura oficial e lançamento da campanha Distrito Federal sem racismo e programação cultural

Segunda-feira, 7/11

Local: Esplanada dos Ministérios

14h – Marcha Nacional Quilombola

19h – Lançamento da Campanha Direitos Quilombolas

Quarta-feira, 9/11

Local: Cine Brasília

15h – Matinê: exibição da série “Heróis do Mundo”

Projeto a Cor da Cultura

Roda de Conversa com MEC, Canal Futura, projeto Cidam e uma intérprete do Movimento Negro

Domingo, 20/11

Comemorações pelo Dia da Consciência Negra em Brasília e outras quatro regiões administrativas, com agenda política, atividades autogestionadas, Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária, além de artistas locais e nacionais.

Atividades descentralizadas

De 7 a 25 de novembro

Cara e Cultura Negra

Locais: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Setor de Diversões Sul, Estações do Metrô e Praça Zumbi dos Palmares

De 17 a 19 de Novembro

Projeto Viva Zumbi

Local: Praça Zumbi dos Palmares (Conic)

Oficinas: Xekerês, percussão em tronco e cabaças, cantigas de senzalas, teatro, poesias e dança afro, medicina natural.

Horário: 17h

18 de novembro

I Encontro da Conscientização Negra do Gama

Local: Área Especial em frente ao Centro Cultural Itapuã

20 de novembro

Valeu Zumbi – de Palmares para o Mundo

Locais: Gama e Valparaíso (GO)

Horário: das 9h às 18h em Valparaíso (GO)

De 23 a 25 novembro

Latinidades – Mulheres Negras no Mercado de trabalho

Local: Pavilhão B, Parque da Cidade

www.afrolatinas.com.br

(*) Programação sujeita a alterações

+ sobre o tema

para lembrar

Imagens da resistência

A realidade dos quilombolas no país nas fotografias de...

Antropólogo lança livro sobre políticas Públicas e ações afirmativas

O professor Dagoberto José Fonseca faz alguns comentários...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=