Câmara do Rio recebe exposição sobre a vereadora Marielle Franco

Enviado por / FonteG1

A mostra fotográfica conta a vida pessoal e política de Marielle Franco, que foi assassinada em 2018 junto com o motorista Anderson Gomes. Visitação é gratuita e aberta ao público.

Uma mostra fotográfica sobre a vida da vereadora Marielle Franco chegou ao saguão da Câmara Municipal do Rio, nesta segunda-feira (6).

Essa é a primeira exposição do Acervo Marielle e fica no local até o dia 30 de novembro. A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

A mostra conta a vida pessoal e política de Marielle Franco, que foi assassinada em 2018 junto com o motorista Anderson Gomes. Cinco anos após o crime, ainda não se sabe quem são os mandantes.

A vereadora e viúva de Marielle, Monica Benício, fez uma parceria com o Instituto Marielle Franco para a exposição.

“Essa exposição mostra como foi a vida de Marielle por meio de fotos lindíssimas que nos despertam muitas emoções. É um trabalho fundamental para manter viva a memória da minha mulher e sua luta incansável por direitos humanos”, destaca Monica.

A inauguração oficial acontece dia 17 de novembro, e o evento conta com a entrega do Prêmio de Cria pra Cria. Mais de 40 artistas, coletivos e mobilizadores favelados da área da cultura serão homenageados no plenário da Casa.

5 anos sem respostas

Marielle Franco e Anderson Gomes foram mortos no dia 14 de março, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Em 2023, o atentado completou 5 anos. Desde fevereiro, o caso é investigado pela PF. Até hoje, ninguém tinha esclarecido quem mandou matar Marielle e qual a motivação da execução.

Apenas a primeira fase do inquérito foi concluída pela Polícia Civil e o MP: a que prendeu e levou ao banco de réus o policial militar reformado Ronnie Lessa — acusado de ter feito os disparos — e o ex-PM Élcio de Queiroz — que estaria dirigindo o Cobalt prata que perseguiu as vítimas. Ambos negam participação no crime.

Os dois estão presos em penitenciárias federais de segurança máxima e serão julgados pelo Tribunal do Júri. O julgamento ainda não tem data marcada.

Lessa já foi condenado por outros crimes: comércio e tráfico internacional de armas, obstrução das investigações e destruição de provas.

+ sobre o tema

SUS e Saúde Suplementar vão registrar casos de agressão por homofobia

Ficha de notificação de casos de violência passa a...

Diplomacia brasileira quer acabar com rótulo de masculina, branca e de pai para filho

Para tentar espelhar de forma mais representativa a realidade...

Violência e homofobia de seguranças do Carrefour

Ao ir no Hipermercado Carrefour João Dias, por volta...

para lembrar

Fundo ELAS lança XX Concurso com inovação.

O Concurso “Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas”,...

Alicia Keys sobre objetificação: ‘Olhava capa de revista e quase vomitava’

Alicia Keys confessou que se sentiu objetificada no começo...

Machismo é a regra da casa

Publicitárias denunciam abusos de que são vítimas no trabalho...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=