Cantos racistas contra Balotelli e Eto’o geram polêmica na Itália

Fonte: Trivela.com –

Nesta segunda-feira, o presidente da associação italiana de jogadores de futebol (AIC), Sergio Campana, chamou a atenção da arbitragem do campeonato nacional para casos de racismo pela torcida.

 

Os atacantes da Internazionale, o camaronês Samuel Eto’o e o italiano de origem ganesa Mario Balotelli, foram insultados pela torcida da casa na vitória de domingo por 2 a 1 sobre o Cagliari. Segundo Campana, se o árbitro tivesse seguido corretamente os procedimentos, deveria ter interrompido a partida até que a manifestação preconceituosa acabasse.

 

“Diante deste tipo de comportamento, árbitros deveriam suspender uma partida, algo que não aconteceu em Cagliari”, disse ele.

 

Após os comentários de Campana, a federação italiana esclareceu que um jogo só pode ser interrompido com as ordens do oficial responsável fora de campo, que deve informar o árbitro por meio de um de seus auxiliares que o jogo deve ser suspenso.

 

Não é a primeira vez que Balotelli é vítima de ofensas racistas na Itália. No ano passado, a Juventus teve que jogar uma partida com portões fechados depois de seus torcedores insultarem o atacante em campo. Na Espanha, Eto’o foi vítima constante de racismo, tendo chegado a ameaçar deixar os gramados em jogo contra o Zaragoza.

 

“Creio que uma atitude como esta (de suspender a partida) seria muito instrutiva da parte do árbitro, criaria um precedente considerável”, concluiu Campana.

Matéria original

+ sobre o tema

Quando a exceção quer ser regra

Menos de 1% dos adolescentes são infratores e poucos...

Alunas de medicina fazem blackface e ironizam: “inclusão social”

Foto com piadas racistas foi feita por estudantes do...

para lembrar

ONU e a luta contra a discriminação racial

Movimentos extremistas racistas baseados em ideologias que buscam promover...

Supremo julga hoje legalidade do ProUni

Após aprovar por unanimidade a política de cotas...

Uma descoberta

Fiz uma descoberta importante nos últimos meses. Na verdade,...
spot_imgspot_img

Jovens negros carregam traumas de reconhecimento fotográfico injusto

Em 2018, o porteiro Carlos Alexandre Hidalgo foi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência por conta de um crime virtual que...

Casos de racismo aumentaram no futebol brasileiro; veja relatório

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que é baseado em dados de 2023....

Protagonismo brasileiro no debate internacional sobre encarceramento feminino

"Lutar pelo desencarceramento, pela redução do sofrimento e pela garantia de direitos de mulheres cis e trans em privação de liberdade." A missão da...
-+=