Casos de violência contra a mulher em 2013 passam de 800 em Sorocaba

Muitas mulheres ainda não têm coragem de denunciar.
Uma jovem foi morta nesta terça-feira (23) pelo namorado.

O crime passional, em que um jovem matou a namorada e depois se suicidou em Sorocaba (SP) nesta terça-feira (23), trouxe à tona a discussão sobre números expressivos de agressões contra a mulher na cidade. Em 2012, foram registrados quase 3.300 casos de violência doméstica na cidade. Só de janeiro a março deste ano, já são 807 ocorrências.

Apesar do número de registros ser grande, muitas mulheres não têm coragem de denunciar e recomeçar a vida longe dos companheiros. Jhenifer Cristina Silva Farias, que foi morta nesta terça-feira com um tiro na boca, registrou uma denúncia contra o namorado, Fabrício Vinícius Mendes de Almeida, de 22 anos, há um mês, após ter sido agredida por ele. Dias depois, reatou o relacionamento. A jovem foi morta na casa de uma amiga, onde estava hospedada desde que os pais passaram a discordar do namoro.

A delegada da mulher de Sorocaba, Ana Luiza Salomoni, afirma que Jhenifer recebeu encaminhamento para procurar uma rede de proteção. “Se for um caso de lesão corporal, o boletim de ocorrência tem andamento imediato. Já em casos de ameaça, exige-se que a vítima expresse a vontade de processar o autor”, explica a delegada.

A auxiliar de costura Edinês Aparecida Ribeiro é um exemplo de que é possível conseguir tomar uma atitude diante da violência doméstica. Dois meses depois da separação do marido, ela reconstroi a própria história em uma Ong que acolhe mulheres vítimas desse tipo de violência.
A Secretaria de Cidadania realizou um levantamento para saber o perfil das mulheres que sofrem violência doméstica em Sorocaba. Dos casos registrados, 73% são de mulheres entre 21 e 40 anos, e 33% delas são ameaçadas e 26% são agredidas fisicamente.

O Centro de Integração da Mulher (CIM) de Sorocaba é uma Ong que faz um trabalho multidisciplinar para abrigar mulheres em situação de risco e os filhos menores. Lá, elas podem ficar por até 90 dias. Recebem atendimento social, psicológico, médico, jurídico, fazem as refeições, e ainda aprendem uma nova função: produzem artesanato. As crianças têm espaço para brincar e estudar.

O abrigo do Centro de Integração da Mulher não tem o endereço divulgado. As mulheres ficam protegidas 24 horas por dia, e longe dos agressores. A Ong faz parte de uma rede de proteção à mulher. As mulheres chegam até o local encaminhada por vários órgãos, como polícia, Conjunto Hospitalar e o Centro de Referência da Mulher (Cerem). O Cerem fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 440, ao lado da rodoviária. Outras informações pelos telefones (15) 3211-2548 e 3233-9907.

 

Fonte: G1

 

+ sobre o tema

Ato das trepadeiras contra mais um femicídio na MPB

Não é um problema do RAP, não é um...

Para Mulheres Negras, a quem o estupro diz respeito, raça precedeu questões de gênero – Por Maria Rita

Estupro é sempre CRIME Apesar das mudanças legislativas, da implementação...

Aluna é punida após denunciar estupro em universidade nos EUA

Antes que pudesse se mudar para um dormitório na...

Fé, menina. De homem pra homem.

30 homens estupraram uma menina. 30! e sabe o que mais? eles...

para lembrar

Abusada por treinador, nadadora tem crise nervosa após entrevista de Xuxa

Joanna Maranhão sofreu e usou o Twitter para dar...

Dilma Rousseff enfatiza luta contra violência doméstica

A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou que é preciso “reprimir...

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=