Casos Samuel e Saul Klein: violência de gênero também se aprende em casa

Advogando pela busca dos direitos humanos das mulheres há alguns anos, pude perceber que diversos movimentos fazem com que a gente busque justiça contra as injustiças diárias e rompam silêncios. Muitas vezes, o conhecimento de que algo que uma mulher vivenciou é crime aparece quando um caso ganha repercussão na mídia, ou durante um trabalho terapêutico ou por meio de conversas com amigas e familiares.

Mas me chama muito atenção quando mulheres que me procuram para ajudá-las a colocar fim a uma determinada situação de abuso percebem que os pais de seus agressores tinham o mesmo comportamento que eles. Aparentemente, a mesma relação que pode ser feita entre Samuel Klein e seu filho Saul.

Reportagem da Agência Pública revelou que Samuel, fundador das Casas Bahia morto em 2014, é acusado por vítimas de ter mantido um esquema de exploração sexual de menores. Já Saul Klein, seu filho, está sendo investigado por violência sexual após 32 vítimas o terem denunciado — todas elas minhas clientes nesse processo.

Entender a violência de gênero sob um olhar intrageracional é observar que as violências, muito embora possam fazer parte do ser humano, são aprendidas e replicadas

Diversos são os estudos e pesquisas, como o da sociedade americana de psicologia, que apontam que crianças têm tendência a repetir o comportamento de seus genitores e que aquelas que crescem em ambientes de violência de gênero possuem três vezes mais chances de se tornarem adultos agressivos.

Assim, pode-se apontar que a transgeracionalidade de comportamentos agressivos é um fator de risco para violências de gênero e que a percepção do mesmor ajuda mulheres a buscarem o fim de relacionamentos abusivos, como forma de proteção individual e dos filhos.

Interessante pensar na palavra patriarcal como maior justificadora dessa transmissão de violências por gerações. A imagem de um patriarca em uma família tradicional nos remete equivocadamente a um pensamento de estabilidade, força, assertividade, a alguém responsável por resolver todas as questões familiares e proteger todos.

Logo, se este patriarca comete violências, seus descendentes carregam quase que no DNA essa prática, pois replicam pelo exemplo. E assim surge a sociedade patriarcal, calcada na misoginia e no sexismo, replicando lógicas arcaicas e criminosas sobre comportamentos de agressores, predadores sexuais, abusadores que cometem essas violências por terem sido expostos e incentivados familiar e socialmente para seguirem com esses comportamentos.

Ter um patriarca agressor não é motivo exclusivo para que seus descendentes repliquem seus comportamentos, porque muito embora a genética da violência contribua, isso não pode ser analisado de forma isolada — sob o risco de ser injusta com diversos homens que, mesmo crescendo em ambientes violentos, buscaram curar essa ferida e fazer exatamente o oposto em suas vidas adultas.

A patriarcalidade familiar encontra respaldo na patriarcalidade social que, ao longo de milênios, naturalizou comportamentos violentos, principalmente se cometidos por homens brancos, héteros e ricos.

De fato muitos deles vivenciaram a violência de gênero em seus lares desde pequenos, o que contribui para que se tornem homens agressivos, predadores sexuais ou abusadores. Mas o fator social aliado ao sentimento de impunidade colabora para que esse homem escolha ser um agressor. Não se trata de patologia física hereditária, mas sim social e que busca urgentemente cura.

Compara-se violência de gênero a uma doença que mata 12 mulheres por dia no Brasil. Ampliando a analogia, podemos dizer que o vírus dessa doença é o patriarcado, a lógica sexista e a transmissão desse vírus como um troféu ancestral que dá aos homens uma imunidade para cometerem condutas criminosas que se repetem e qualificam através das gerações.

O rompimento desta “transmissão hereditária” de violências impõe-se necessário para que novas gerações sejam criadas com uma nova lógica de agir e pensar, talvez podendo ser este um dos antídotos necessários para o fim das violações contra os direitos humanos das mulheres.

*Gabriela Souza, advogada, é especializada em direitos das mulheres, sócia do primeiro escritório de advocacia feminista do Sul do país e professora da Escola Brasileira de Direitos das Mulheres. É advogada das mulheres que acusam Saul Klein de violência sexual.

+ sobre o tema

De mucama a doméstica, um belo relato da mulher negra contemporânea

Acompanhei recentemente uma reportagem que dizia que a cada...

Sou Trepadeira, Gozar Não é Privilégio Masculino

Assim como o RACISTA se justifica dizendo: ”eu peço...

A culpabilização da vítima: somos todas Fran

Recebemos uma mensagem de Débora Araújo relatando que um...

para lembrar

Visibilidade da luta de mulheres negras não diminui violência que as atinge, diz historiadora

"Existem avanços significativos na questão da visibilidade das particularidades...

Travesti é assediada, ameaçada e agredida em ônibus em Aracaju

Após reclamar de homem que a apalpava, estudante é...

Médico americano abusou de 177 atletas em duas décadas, aponta investigação

Um médico da equipe de atletismo da Universidade Estadual de Ohio,...

Todas as formas de violência contra mulher aumentam em 2022, diz pesquisa

Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram no Brasil...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

ES está acima da média nacional de mulheres vítimas de violências por parceiros ou ex; veja ranking dos estados

O Espírito Santo é o 5° estado do país com a maior proporção de mulheres com 18 anos ou mais vítimas de violência psicológica,...
-+=