Centro de Estudos Jurídicos

O estudo e a análise da legislação nacional e internacional, no que diz respeito à discriminação racial, surgiu da demanda de criar instrumentos teóricos capazes de sensibilizar a sociedade brasileira sobre as contradições vividas pela população negra.

Dentre os estudos realizados por este módulos destacamos a pesquisa A criminalidade negra no banco dos réus, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Este estudo procurou demonstrar a existência de tratamento diferenciado a negros e brancos pela Justiça, através da análise de penas atribuídas em processos de crimes semelhantes praticados por ambos.

A conclusão é de que “no cômputo geral, infratores negros são quantitativamente menos punidos do que cidadãos brancos, mas a punição de um réu negro é qualitativamente superior a de um réu branco”.

O Centro de Estudos Jurídicos viabilizou também a publicação do Quadro Comparativo da Legislação Penal sobre Discriminação Racial, de Sexo, Estado Civil e Religião no Brasil para atualizar os agentes sociais sobre a legislação disponível no encaminhamento jurídico de casos de discriminação e preconceito; Há um buraco negro entre a vida e a morte, é uma publicação conjunto de Geledés e Soweto Organização Negra, numa reflexão sobre a questão racial no âmbito da questão ambiental e do desenvolvimento sustentável, que subsidiou nossa participação na ECO’92.

Este Núcleo desenvolve ainda propostas em vários níveis da sociedade brasileira de adoção de ações afirmativas e políticas de cotas para os segmentos discriminados, especialmente para o acesso ao ensino superior e a capacitação e treinamento para o mercado de trabalho.

+ sobre o tema

Barões da mídia comandam publicidade oficial

Levantamento sobre investimento de empresas estatais em publicidade, publicado...

A Ponte – Documentário sobre a periferia de São Paulo, com Mano Brown e Dagmar Garroux

Documentário sobre a periferia de São Paulo, com Mano...

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do...

Maringá: Seminário abordará política e a saúde da mulher negra

A Prefeitura realiza na próxima sexta-feira (19), o VII...

para lembrar

Veto na Lei de Imigração aumenta a criminalização de indígenas

Temer retirou da lei o reconhecimento do direito à...

Urgente: Começou a circular o expresso… Marco Civil!

Enviado para o Portal Geledés Em menos de...

Professora sofre ameaças por ensinar Constituição a indígenas Munduruku

Por Luana Luizy, Emanuelle sofre hoje intimidações e ameaças por...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=