Charlottesville e nosso racismo velado

Desde o “Não” de Rosa Parks em 1955, no ônibus em Montgomery, se negando a aceitar a lei que obrigava negros a cederem seus lugares a brancos nos ônibus que não se vêem episódios tão brutais envolvendo as questões raciais na em solo americano.

Por Sandro Daumiro da Silva para o Portal Geledés

Naquele exato momento ela iniciava junto com o Reverendo Martim Luther King, Malcon X, entre outros a luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos.

E agora, em pleno ano de 2017, vemos novamente os Estados Unidos em meio a uma nova luta antisegregacionista. Nos Estados Unidos permite-se que o racista seja racista e declare em alto e bom som que o é. A Marcha de Charlottesville é isso, uma afirmação dos supremacistas brancos e dos nazistas de que aos olhos deles eles são superiores a todas as outras etnias.

Enquanto o racismo lá é escancarado, aqui ele se esconde, fica velado atrás das ofertas de emprego que pedem boa aparência ou em entrevistas de emprego que escolhem os brancos pra ocuparem espaços mesmo que o candidato negro tenha o mesmo currículo ou até superior. Exemplo disso é a pesquisa divulgada em 2014 pela ABRH Joinville em que evidenciou a preferência dos empregadores por homens, jovens e brancos.

No Brasil não se fala abertamente que se é racista, mas os números comprovam que o homem negro e a mulher negra estão entre os piores remunerados, sendo que a mulher negra que está na base desta pirâmide é 60% menor que o de um homem branco que ocupa o topo do ranking salarial, Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

O racismo se mostra por aqui quando uma gestante negra tem um acompanhamento pré-natal menor que o da gestante branca ou quando não temos nos altos cargos administrativos das empresas executivos negros e quando olhamos para o poder legislativo e executivo e não vemos pessoas negras. E o racismo grita quando no Brasil se vê um extermínio da juventude negra em que 77% dos jovens assassinados são negros.

Enfim, enquanto nos preocupamos com o racismo escandaloso e escancarado em Charllotesville não nos damos ao trabalho de perceber nosso racismo que age silenciosa e covardemente por aqui. Pensemos.

Sandro Silva
Coordenador Estadual da Igualdade Racial de Santa Catarina

**Este artigo é de autoria de colaboradores  do Portal Geledés e não representa ideias ou opiniões do veículo. 

+ sobre o tema

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e...

para lembrar

Hoje nasci negro

Ao tentar compreender tudo o que aconteceu comigo nas...

Jesús Chucho García: La Parranda de los muertos pa´Guillermina

Una vez mas, los muchachos de la parranda Todos...

Entrevista integral de Cidinha da Silva​ ao jornal Pampulha

Cidinha da Silva é prosadora, ensaísta e dramaturga. Organizou...

 Na capital gaúcha viveu um príncipe negro…

A figura do príncipe Custódio Joaquim de Almeida (1831?...
spot_imgspot_img

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...

As Ações afirmativas em tempo Espiralar: (re)existência, luta, palavra e memória

“A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio, ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó ecoou obediência...

Espelho, espelho meu… Na bolinha dos olhos, há alguém mais preto do que eu? O colorismo como elemento de divisão da negritude e da...

Ao menos nos últimos dez anos, ocorre um fenômeno em meio ao universo intelectual e militante do movimento negro brasileiro, que é a retomada...
-+=