Coalizão Negra por Direitos anuncia pedido de impeachment contra Bolsonaro

Enviado por / FonteUOL

A Coalizão Negra por Direitos, que reúne 150 organizações e coletivos do movimento negro, anunciou hoje que irá propor um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmando que “seus crimes de responsabilidade” têm piorado “a política de genocídio contra a população negra”.

Em nota, a organização cita o trato do governo federal com a pandemia do novo coronavírus como um “ato contra a saúde pública”. Para a Coalizão, faltaram medidas emergenciais voltadas à população negra e grupos dentro dela, como trabalhadores informais, comunidades quilombolas, trabalhadores rurais e populações de carcerária e de periferia.

De acordo com dados do Portal da Transparência da Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) do início de julho, as mortes por doença respiratória durante a pandemia cresceram 72,8% entre os pardos brasileiros. Entre os pretos a alta ficou em 70,2%. Já o crescimento de óbitos por estas mesmas doenças entre os brancos ficou em 24,5%.

A Coalizão caracteriza tanto os discursos do presidente quanto sua gestão pública como “racistas”, afirmando que suas ações e “crimes de responsabilidade atentam diretamente e objetivamente contra a vida da população negra e suas comunidades”.

A organização ainda ressalta dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018 que indicam que, na época, eram 38,1 milhões de pessoas negras vivendo abaixo da linha da pobreza, o que significa 33% do total da população negra do Brasil.

Outro indicador utilizado é de que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil, como mostra o Mapa da Violência da Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) de 2016, afirmando que a gestão de Jair Bolsonaro “aumenta a exclusão, a violência e sobretudo, perpetuam e radicalizam o racismo”.

Por fim, a Coalização promete mobilizar, nos próximos 10 dias, adesões e assinaturas de personalidades públicas e representantes de movimentos, entidades e instituições que lutam contra o racismo, buscando “defender a democracia e os direitos fundamentais” e “a construção de uma sociedade brasileira verdadeiramente antirracista”.

+ sobre o tema

Direitos Humanos no Brasil: perspectivas para 2019 são preocupantes, diz advogada da OAB

Ana Amélia Camargos será a primeira mulher à frente...

Precursor em Gana, Nkrumah-Acheampong carrega a bandeira do país

Primeiro atleta de Gana da história dos Jogos de...

Albie Sachs e o princípio da diversidade na África do Sul

Por Saul Tourinho Leal   Albert Louis Sachs,...

Denunciados pela linguagem

Fabiane era inocente. Nós, ao exaltarmos a sua inocência...

para lembrar

Impeachment: o que pensa a juventude negra?

Entre as contradições de 13 anos de governo petista,...

Juristas classificam discurso de Dilma como “histórico”

Pelas redes sociais, juristas de diversas áreas comentaram o...

Boicote Nacional ao Carrefour

COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS, articulação que reúne 150 organizações,...

Lula se reúne com Douglas Belchior e Benedita da Silva e discute agenda política para o país

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou,...

Racismo ambiental: entenda o tema debatido na COP 27

A Coalizão Negra por Direitos, organização que reúne mais de 250 associações, ONGs, coletivos, grupos e instituições do movimento negro, participa da COP 27...

COP27 precisa ter conexão com a vida real

Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), ocorrida em 2021 em Glasglow, na Escócia, a participação histórica do movimento negro centralizou o racismo no debate...

Iniciativa da sociedade civil resgata legado da Conferência de Durban contra o Racismo 

Sem ação política coletiva não é possível alcançar transformações sociais que conduzam à efetivação de uma sociedade mais justa e igualitária. Essa é uma...
-+=