Com passeata em SP, ministra lança Disque 100 contra homofobia

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, lançou, neste sábado (19), um serviço de denúncias de ações homofóbicas, que passa a integrar o Disque 100, número gratuito que recebe, 24 horas por dia, ligações em defesa dos direitos humanos em todo o país. Após o evento, uma grande passeata percorreu a avenida Paulista, em São Paulo, contra a violência homofóbica e pedindo a aprovação do projeto de lei contra a homofobia.

O lançamento do disque-denúncia aconteceu na Casa das Rosas, na avenida Paulista, com participação da senadora Marta Suplicy e de José Gregori, secretário de Direitos Humanos de prefeitura de São Paulo.

“Com esse serviço, teremos uma amostragem do que significa esse preconceito em todo o território nacional e agiremos em rede para fazer com que a violência cesse imediatamente e o Brasil seja livre da homofobia”, disse Maria do Rosário. Em casos mais graves, como os de violência física, a polícia será acionada.

Ao fim da cerimônia, ministra e senadora colaram o selo “Brasil Território Livre da Homofobia” na calçada. O objetivo é que o adesivo seja colocado em todos os lugares onde foram registrados ataques contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Tony Reis, também falou da importância de que seja aprovado, no Congresso, o Projeto de Lei 122, que pune os crimes homofóbicos.

“Temos um adversário comum, que são os religiosos fundamentalistas. Precisamos ter um diálogo com os religiosos e dizer que não queremos privilégio nenhum, não queremos destruir a família de ninguém. Queremos construir a nossa”, disse Reis.

Segundo a senadora Marta Suplicy, apesar de o Congresso Nacional, hoje, ter uma grande bancada religiosa, a lei deve passar. “Não temos que convencer ninguém que tem um dogma, e que temos que respeitar. Temos é que falar com os deputados e senadores que concordam, mas que têm medo do eleitor. Esses são os que temos que convencer”, disse a senadora.

Para ela, o Legislativo precisa vencer o seu atraso perante a sociedade com relação a esse tema. “Não podemos esquecer que quem caminhou foi a área da Justiça e a sociedade civil. Quem se acovardou foi o Legislativo”, completou.

Passeata

Após o lançamento, Maria do Rosário e Marta Suplicy abriram a Marcha contra Homofobia, que reuniu cerca de 500 pessoas, segundo a Polícia Militar.

Com apitos, sombrinhas com as cores do arco-íris e muitas faixas, os manifestantes caminharam do cruzamento com a Rua da Consolação até o número 777 da Avenida Paulista, local onde ocorreu uma agressão homofóbica, em novembro passado, contra um jovem que caminhava pela avenida com um amigo. Câmeras instaladas na Avenida Paulista mostraram que o rapaz foi agredido por cinco rapazes com socos e pontapés.

As faixas traziam mensagens que pediam a aprovação da lei contra a homofobia, o fim da violência e mostravam que a violência contra homossexuais não é causada apenas por grupos como os skinheads e punks.

“Estamos aqui porque a avenida Paulista é o lugar da maior parada gay. Não queremos que ela fique marcada pela intolerância”, afirmou Maria do Rosário.

A passeata contra a homofobia foi organizada, em grande parte, por meio das redes sociais na internet, principalmente pelo Facebook. Um dos organizadores é o produtor Otávio Matias. “É um ato para dar mais visibilidade aos atos homofóbicos que rolaram principalmente na [Avenida] Paulista – por isso esse foi o local escolhido – e para que o projeto que penaliza a homofobia passe no Senado”, afirmou. “A internet é capaz de mobilizar muita gente. A internet é um grande aliado na luta contra a violência”, afirmou.

 

Fonte: O Vermelho

+ sobre o tema

Parlamento do Uruguai aprova direitos a transexuais

A Câmara de Deputados do Uruguai aprovou, em decisão histórica, a...

Para derrubar o racismo é indispensável que o homem negro e a mulher negra tenham essa conversa.

Conhecido internacionalmente pela luta contra o racismo, pelo panafricanismo...

Após preconceito na infância, coreógrafa cria projeto para empoderar mulheres com a dança

Gabb Carbo Verde desembarcou de navio em Recife fugindo...

para lembrar

Discriminada, executiva de banco quer preferência em promoção

Segundo a executiva, o banco aproveitou sua licença-maternidade para...

“Entrei de cabeça na tristeza e lá fiquei por uns dois anos”, diz Taís Araújo sobre seu papel como Helena

Traumas, superação, racismo, aceitação: a atriz, estrela da capa...

Sou quilombola

Parte das terras da Fazenda Soares, que pertencera a...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=