Comissão de Direitos Humanos repudia atos de homofobia em Goiás e no Rio Grande do Sul

Em nota divulgada nesta sexta-feira (12), a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), repudiou os atos de homofobia e a “nova onda de agressões” que resultou no assassinato de João Antônio Donati, de 18 anos, em Inhumas (GO), e no ataque ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) em Santana do Livramento (RS).

O corpo do jovem João Antônio Donati, homossexual assumido, foi encontrado em um terreno baldio, na última quarta-feira (10), com o pescoço quebrado, diversos hematomas e a boca cheia de papel e sacola plástica.

Já a sede do CTG foi incendiada por quatro homens, na madrugada da quinta-feira (11), após ser anunciada a celebração no local de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A cerimônia estava marcada para este sábado (13).

A senadora afirmou que situações como essas não podem mais ser toleradas e devem ser investigadas e combatidas pela polícia e pelo Judiciário. Para Ana Rita, os responsáveis pelos crimes “devem ser punidos com rigor” pois o combate à impunidade contribui para a redução da violência e a criação de uma cultura de direitos humanos e respeito à vida.

Ela defendeu ainda a criminalização da homofobia e a aprovação urgente de uma lei no Congresso Nacional que equipare a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero ao racismo.

No texto, a senadora reafirma o apoio ao projeto nesse sentido da deputada Iara Bernardi (PT-SP). O PLC 122/2006 é examinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tramita com o projeto de reforma do Código Penal (PLS 236/2012), cujo relator é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

A nota lembra que a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) é vítima constante de homicídios, ofensas, agressão verbal, discriminação na escola, no trabalho, na rua e de agressões físicas. E cita estatísticas do Grupo Gay da Bahia (GGB) segundo as quais a cada 36 horas um homossexual é assassinado no país. Cerca de 70% dos casos de homicídios de pessoas LGBT ficam impunes.

A nota informa ainda que a CDH vai solicitar informações das autoridades competentes sobre os casos ocorridos em Goiás e no Rio Grande do Sul.

Corinthians

A homofobia preocupa também os clubes de futebol, a exemplo do Corinthians, que em seu site oficial publicou manifesto fazendo um apelo à sua torcida para que evite xingamentos durante a cobrança de tiro de meta do time adversário.

Por causa de uma provocação desse tipo, feita para atingir o goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, em clássico do campeonato paulista, o Corinthians foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Estado.

No manifesto, o clube condena o preconceito e lembra aos torcedores que atitudes como essa podem prejudicar o time.

“A homofobia, além de ir contra o princípio de igualdade que está no DNA corinthiano, ainda pode prejudicar o Timão”, diz o texto do Corinthians.

Fonte: Senado

+ sobre o tema

Faltava falar das flores

Eu sou conversadeira, sempre fui. Minha mãe, Dona Anna,...

Heloisa Buarque de Hollanda lança obras sobre feminismo

Uma festa para as velhinhas. Assim Heloisa Buarque de...

Violência de Raça e Gênero

Nesses 500 anos de descobrimento do Brasil, 350 foram...

para lembrar

Mulheres em movimento

O MOVIMENTO de mulheres do Brasil é um dos...

Força e luta da mulher negra

Santa-mariense Giane Vargas Escobar receberá prêmio internacional pelo trabalho...

Idioma e tradições culturais ainda são obstáculos para mulheres indígenas

Além de estarem sujeitas as mesmas dificuldades que todas...

Antologia reúne 50 autoras lésbicas e bissexuais com textos sobre memória

Com a participação de 50 autoras lésbicas e bissexuais,...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=