Comissão investiga aumento do racismo e xenofobia na Europa

A Comissão de direitos humanos do Parlamento da Turquia vai investigar o crescimento do racismo e da islamofobia na Europa, na sequência do duplo atentado de 22 de Julho na Noruega.

De acordo com o presidente da Comissão, Ayhan Sefer Ustun, o Parlamento vai enviar uma delegação para analisar a investigação aos atentados na Noruega e investigar a morte de imigrantes turcos e muçulmanos em prisões europeias.

Uma jovem imigrante turca encontra-se entre as pelo menos 68 vítimas do massacre na ilha de Utoeya (morreram outras oito pessoas num atentado à bomba em Oslo), onde decorria um acampamento de verão das juventudes sociais-democratas.

“Estamos a elaborar um relatório sobre os motivos da crescente hostilidade face aos turcos na Europa e às possíveis medidas que podem ser tomadas para a combater. Vamos reunir-nos com parlamentares europeus e trabalhar em conjunto para eliminar o crescente racismo na Europa”, afirmou em declarações ao diário Today’s Zaman o deputado e membro do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islamista moderado, no poder em Ancara).

Na perspetiva de Ustun, este ódio aos imigrantes muçulmanos, e o pretexto utilizado pelo norueguês Anders Behring Breivik para assassinar dezenas de pessoas em Oslo, é devido às políticas migratórias dos governos europeus e da sua excessiva concentração no terrorismo islamista.

“Exageraram tanto nas medidas para proteger os seus países de ataques exteriores (…) e tratando estrangeiros inocentes como agressores em potência, que não foram capazes de ver que estavam a alimentar o racismo”, acrescentou.

Por outro lado, e numa entrevista à agência Anadolu, o ministro turco dos Assuntos Europeus, Egemen Bagis, apelou a todos os “sócios europeus” para colaborar contra o terrorismo e comparou o massacre na Noruega com os ataques da guerrilha separatista do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), e quando alguns dos seus militantes garantem asilo político em diversos países nórdicos.

Fonte: Destak pt

+ sobre o tema

Para construir igreja evangélica, policial ataca terreiro de Umbanda e ameaça família

Um caso de racismo e preconceito religioso está apavorando...

Engenheiro preso por suspeita de racismo nega ofensas, diz advogado

Fonte: G1 - Segurança de escola afirma ter sido...

Racismo e xenofobia na Europa em 2010

Neste entorpecedor frio polar que assola a Europa, o...

Mães de Maio lançam campanha internacional: ‘Vidas negras importam, vidas brasileiras importam’

Compartilhem com as hashtags #BlackLivesMatter #BlackBraziliansMatter #BrazilianLivesMatter Por Mães de...

para lembrar

Jovem de 19 anos é vítima de racismo em Camapuã

Por: Vinícius Squinelo S. A. R., de 19...

Juíza condena loja Studio Z a pagar R$ 17 mil a cliente por racismo

Gerente mandou funcionário vigiar adolescente negro que havia entrado...

Eugenia e racismo comunista: União Soviética planejou criar super-homens

A história da eugenia e do racismo comunista na...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=