Comité da ONU contra o Racismo preocupado com a xenofobia na política suíça

 

O Comité das Nações Unidas para a Eliminação do Racismo manifestou hoje preocupação com a xenofobia na política suíça, num relatório apresentado hoje em Genebra.

“O Comité está preocupado com os estereótipos racistas promovidos por partidos populistas de direita e de alguns média contra os imigrantes, requerentes de asilo, ciganos, muçulmanos, cidadãos da Europa de Leste” ou com base na cor da pele, refere o documento.

A perita Anastacia Crickley salientou particularmente a preocupação do comité sobre o “tom xenofóbico de iniciativas populares” levadas a referendo na Suíça nos últimos cinco anos.

Em 2009, os suíços votaram a favor da iniciativa contra a construção de minaretes. Em 2010, a iniciativa para a expulsão de criminosos estrangeiros foi aprovada pelo povo suíço. Em 2013, os suíços proibiram os estrangeiros dependentes da ajuda social de se candidatarem à naturalização. A 09 de fevereiro último, decidiram votar contra a imigração em massa.

“Acreditamos que este tipo de iniciativas pode criar um ambiente de mal-estar entre as comunidades afetadas e a sociedade suíça. (…) Isso demonstra que leis sobre a migração são necessárias” acrescentou.

Anastacia Crickly relembrou que todos os países que ratificaram a Convenção contra o Racismo têm de respeitar o seu compromisso. Neste sentido, defendeu que o Governo suíço deve garantir que as iniciativas que são levadas a referendo, conforme o sistema de democracia direta instaurado no país, não contradizem as obrigações da convenção.

Assim, o comité pede à Suíça para que crie um órgão independente encarregado de comprovar a compatibilidade das iniciativas propostas com os direitos humanos.

Aquele órgão também reclama que os cidadãos em geral e os políticos em particular sejam mais sensibilizados quanto a estas incompatibilidades para evitar a estigmatização dos estrangeiros e a generalização de estereótipos e preconceitos.

O documento recomenda ainda que a Suíça tome medidas para “lutar contra a representação preconceituosa de estrangeiros nos média e a referência inútil à nacionalidade, religião ou etnia, um fenómeno que pode promover a intolerância”.

O Comité da ONU para a Eliminação do Racismo monitoriza a implementação da convenção internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial.

Sediado em Genebra e composto por 18 peritos, o Comité iniciou a sua atividade em 1969, sendo o órgão de monitorização mais antigo. Os Estados-membros são avaliados a cada dois anos.

Fonte: RTP

+ sobre o tema

Racismo: Boateng voltará a fazê-lo, nem que seja na Champions

E com apoio do Milan, garante Berlusconi Kevin-Prince...

Combatendo o racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos

Antonio Sérgio Alfredo Guimarães Como enfrentar hoje, pelo menos no...

PMs ameaçam vizinhos e familiares de jovem negro morto na zona sul de SP

Moradores do Jardim Souza, na região do Jardim Ângela,...

para lembrar

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as...

As cotas e a ditadura do pensamento único

Atila Roque - Fonte: BLOG DO INESC A repercussão da decisão...

A educação não é tarefa individual

Fonte: A Notícia -   Mario Sergio...

Anúncio tem vaga para ‘Negro BONITO’

  Engana-se quem pensa que o apartheid começa...
spot_imgspot_img

PM que arremessou homem de ponte na Zona Sul de SP é solto após Justiça conceder habeas corpus

A Justiça concedeu habeas corpus para o policial militar Luan Felipe Alves Pereira, preso por arremessar um jovem de 25 anos de uma ponte na Vila...

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista...

Filme aborda erros judiciais e racismo em reconhecimento fotográfico

Treze processos criminais e cinco anos detido em sistema prisional. A ficha é extensa, mas quem responde por ela é uma pessoa inocente, absolvida...
-+=