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    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

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      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

      Reprodução/Facebook

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      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

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      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

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        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

        Divulgação

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              Como um festival que celebra a cultura negra me ensinou o que é pertencimento

              30/08/2017
              em Artigos e Reflexões
              Tempo de leitura: 7 min.

              Resistimos porque estamos nos amando e subvertendo a noção de belo que nos foi dada.

              O Afropunk conecta negros de todo o mundo por meio de suas produções na música, arte, cinema, fotografia, comportamento e moda.

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              Tudo agora é escombro

              30/06/2020
              (Photo credit Clara Griffin/Imagem retirada do site ÁLAMOS DE VIENTO)

              Sobre esse momento na Terra…

              11/05/2020

               

              eu perdi um continente inteiro

              um continente inteiro da minha memória.

              diferentes de todos os outros hifenizados americanos

              meu hífen é feito de sangue. fezes. osso.

              quando África diz oi

              minha boca é um coração partido.

              porque não tenho nada na minha língua

              para respondê-la

              eu não sei como dizer oi para minha mãe.”

               

              Por Neomisia Silvestre, do HuffPost Brasil 

              Descobri recentemente os escritos da americana Nayyirah Waheed, que publica, em seu Instagram, poemas concisos mas tão profundos que nos tocam e alertam de imediato para questões de autoestima, identidade e ancestralidade. Suas entrelinhas e sutilezas me provocam a pensar num questionamento atual: pertencimento.

              Muito se fala da importância de conhecermos nossas origens e nos sentirmos conectados por meio de determinada cultura, tradição, povo. Mas como pensar em origem, descendência e herança quando se trata de uma população marcada por um processo brutal de escravidão que rompe com qualquer memória de pertencimento e preservação por parte de gerações futuras?

              Penso que nós, afro-brasileiros, movidos por um desejo de fazer parte, é que tomamos frente e criamos iniciativas em diversas áreas de atuação. Elas provocam e promovem o (re)encontro e repensam essa ausência imposta do nós, que vai desde a não representatividade ao projeto de genocídio da população negra.

              São coletivos, frentes negras, movimentos a fim de criar possíveis caminhos na diáspora para dialogar – nem sempre com sucesso – de forma empática sobre pautas que nos são caras: existir do modo como somos e queremos é a principal delas.

              Não diferente, o Afropunk também nasce nesse contexto da falta, da não visibilidade e do não pertencimento. O maior festival de música negra do mundo, presente hoje em Paris, Londres, Brooklyn, Atlanta e Joanesburgo, foi criado em 2005 por jovens negros que não se sentiam representados na cena punk rock americana.

              A partir do documentário Afropunk, produzido por Matthew Morgan e dirigido por James Spooner, em 2003, o movimento ganhou visibilidade e passou a ser um festival anual. É, também, uma plataforma alternativa que conecta negros de todo o mundo por meio de suas produções na música, arte, cinema, fotografia, comportamento e moda.

              A primeira edição do Afropunk Fest aconteceu no Brooklyn Academy of Music (BAM), em Nova York. Foi organizado de forma independente, com shows, exibição de filmes e um público ávido por partilhar suas paixões e inquietações, como a valorização da identidade negra e o racismo presente na sociedade americana. Ao longo dos anos, o festival levou nomes como Public Enemy, Mos Def, Blitz The Ambassador, Macy Gray, Erykah Badu e a rapper brasileira Karol Conka para seus palcos. Peso!

              No entanto, para além de um festival com artistas negros e para um público majoritariamente negro, o Afropunk tem se consolidado como umas das principais referências contemporâneas quando se pensa em estética negra, empoderamento e movimento anti-racismo.

              Segundo Lou Constant-Desportes, editor-chefe do afropunk.com, a hashtag “We The People”, usada nas últimas edições de Paris e Londres, é uma maneira de dizer que nos dedicamos a lutar juntos por nossos valores e nossa liberdade. Juntamos a comunidade para celebrar a nós mesmos e nossas culturas, ao mesmo tempo em que estamos enfrentando injustiça e opressão.

              Lou, que recentemente esteve no Brasil, diz se sentir muito inspirado ao ver como jovens criativos e ativistas afro-brasileiros estão se organizando para criar plataformas alternativas com suas próprias mãos. “Se não têm dinheiro ou acesso a plataformas mainstream, encontram outras maneiras de fazer acontecer, criar e promover seus próprios eventos, sua própria arte, lutando pelo que acreditam. Isso é o que chamamos de ‘D.I.Y. – Do It Yourself’ (Faça você mesmo) e que é muito importante para o Afropunk”.

              A Cool Hunter e blogueira baiana Magá Moura (foto acima), já participou de edições anteriores do festival e, no Brasil, é referência do chamado “close”. Para ela, de uns anos pra cá, dada às manifestações de ativismo, protagonismo e espaços que estão aos poucos sendo ocupados por pessoas negras, nós já estamos nesse movimento.

              Essa parada do close, de estética, de dar bafo não significa só isso pra gente, mulheres e homens negros falando. O lugar em que estamos é de empoderamento, é de se sentir belo, é de se sentir representado e visto. Quanto tempo a gente passou sem ser visto? E o Afropunk, mesmo não acontecendo no Brasil, está fortalecendo isso e trazendo ainda mais esse poder e essa inspiração pra gente se sentir lindo, usar o cabelo que quiser, usar o nosso cabelo natural ou artificial ou colorido. É pra gente se expressar da forma que se sentir mais tranquilo e mais você mesmo.

              No Brasil, em que a população negra é maioria, paradoxalmente essa “leitura” do corpo negro ainda gera incontáveis violências físicas e psicológicas, de cotidianas chacotas munidas de inferioridade e de preconceito no âmbito escolar e profissional. Uma leitura que é fruto do racismo estrutural presente na sociedade brasileira, que atinge do black power colorido empoderadão ao adolescente negro periférico.

              Ainda assim, vivemos um período em que muitos desses corpos têm despertado para a utilização de sua estética e autoestima como corpo-protesto. Seja por meio do cabelo ou de signos da cultura negra como suporte de enfrentamento ao racismo e/ou forma de se reconectar às origens; como nossos ancestrais, que carregaram em seus corpos a memória de suas danças, rituais e tradições com o objetivo de preservar sua identidade e cultura.

              Assim como Magá, o fotógrafo português e diretor criativo Abdel Tavares é uma figura colorida e que não passa despercebido. Seu chapéu vermelho é uma assinatura, uma marca que ele carrega desde que comprou o primeiro em uma loja de carnaval, em Lisboa. “Para mim, os olhares não fazem diferença, porque visto umas coisas diferentes mesmo. Para algumas pessoas, o turbante, por exemplo, continua a ser alvo de racismo. E acho que temos que ser diferentes mesmo, mostrar a nossa cultura, porque nas diferenças é que encontramos todas as cores”.

              Para ele, criador do blog Black Fashion Stars, dedicado à cultura africana e pessoas negras de todo o mundo, o Afropunk é um evento que representa, sobretudo, a liberdade e a celebração.

              Liberdade que se dá no modo como esses corpos negros estão rompendo com padrões e criando possíveis futuros. Sob a ótica da própria identidade e de sua cultura, reinventam outra realidade no hoje e no amanhã. Afrofuturismo. Uma celebração da negritude que respeita suas individualidades, atitudes e subjetividades fortalecidas pelo poder coletivo. Close certo.

              We The People temos a vontade de curar as divisões que ameaçam reduzir nossos sonhos às cinzas. Acreditamos em ressuscitar o poder criativo de nossa diversidade. Nós abrimos nossos corações e mentes, e dançamos ao ritmo de um novo futuro. Juntos.Manifesto #wethepeople

              A designer e hair stylist inglesa Mariette Immaculate viaja o mundo todo em busca de design, música, moda e estilos de vida. “Gosto desse evento porque posso ver muitas criações. É bom ter um espaço assim, em que podemos nos expressar juntos, estarmos juntos, fazer amizade. O Afropunk é uma comunidade e, aqui, se pode apreciar o que tantas pessoas têm feito, expressado. É bom ver que o movimento cresce e que você pode encontrar pessoas criativas de várias cidades do mundo. É importante que os negros tenham inspirações de outros negros, perceber as coisas que têm a ver com ele”.

              A identificação que a juventude negra brasileira tem hoje com o evento serve de encorajamento e conexão com o que se tem produzido mundo afora. E isso se dá pelo modo como nós, negros, estamos nos amando e subvertendo a noção de belo que nos foi dada.

              Esse reflexo positivo resulta também em um questionamento sobre o mito de que somos um país democraticamente racial, no modo como #SomosTodosHumanos quer deslegitimar o #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam). Quando não se trata de disputa de quem é mais importante, mas de reconhecer e atentar para o fato de que a cada dez pessoas assassinadas no Brasil, sete são negras.

              “O Brasil é um dos países que mais segue nosso conteúdo editorial em redes sociais. Então, sabemos que existe uma grande comunidade esperando por nós e nos sentimos muito conectados a sua criatividade e suas lutas”, diz Lou, que não confirma data, mas adianta que sua equipe tem trabalhado para realizar muito em breve uma edição Afropunk por nossas bandas.

              Mas deixo aqui a provocação do quanto a equação privilégio branco + “eu amo a cultura negra” resultaria em um público de maioria não-negro num festival como este por aqui. Enquanto este dia não chega, as próximas edições acontecem em Atlanta (14 e 15 de outubro) e Joanesburgo (30 e 31 de dezembro).

              Tags: AfroPunkartigos e reflexões
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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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