Cubano que fez greve de fome ganha prêmio humanitário europeu

Guillermo Fariñas ficou 135 dias sem comer em protesto contra prisão de dissidentes

O dissidente cubano Guillermo Fariñas, que fez uma greve de fome de 135 dias em protesto contra a prisão de outros ativistas pelo governo de Cuba, é o vencedor do prêmio Sakharov de liberdade de consciência, concedido a cada ano pelo Parlamento Europeu (PE), segundo informaram fontes parlamentares.

A premiação, que reconhece os “defensores dos direitos humanos, das minorias e da democracia”, já foi concedida a personalidades como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que lutou contra o regime de discriminação racial em seu país.

A greve de fome de mais de quatro meses feita por Farinãs, encerrada no dia 8 de julho, tinha o objetivo de pressionar o governo cubano a libertar cerca de 50 dissidentes.

O protesto foi encerrado depois que o presidente Raúl Castro anunciou um acordo com a Igreja Católica e a Espanha e começou a soltar os presos políticos.

A greve de fome aumentou a pressão internacional sobre o governo de Cuba, duramente criticado pela morte, em fevereiro, do dissidente Orlando Zapata, que também parou de comer em protesto.

+ sobre o tema

para lembrar

São Paulo: Show da Consciência Negra

Gênero: MPB, Samba, Axé, Pagode, ChoroO evento reúne...

Procura-se: Leitores de Literatura Negra Feminina, Prêmio: Cultura da mais Alta Qualidade

Procura-se: Leitores de Literatura Negra Feminina Por Wilson Do Estante do...
spot_imgspot_img

Lázaro Ramos será curador da Bienal do Livro do Rio de 2025

O influenciador Pedro Pacífico, conhecido como Bookster, e as escritoras Thalita Rebouças e Clara Alves também estarão entre os curadores. A Bienal ainda anunciará...

Mostra dos Racionais MCs destrincha seu legado para toda a música brasileira

Num bilhete, Pedro Paulo avisa sua mãe que vai ter de viajar para fazer um show em Minas Gerais. Em outro pedaço de papel,...

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela...
-+=