A cultura e a renda na narrativa do negro brasileiro

Faz algum tempo que temos observado uma tendência de enfrentamento do racismo no Brasil, a qual chamaremos de estratégia cultural de enfrentamento do racismo. Podemos definir a estratégia cultural de enfrentamento do racismo no Brasil como o movimento de resistência cultural à lógica racista de desprezo e obstaculização do reconhecimento do negro na sociedade brasileira.

Por Lúcio Antônio Machado Almeida enviado para o Portal Geledés

Foto: Pixabay/enviado para o Portal Geledés

Exemplos dessa estratégia são as formas de conscientização, em especial, no dia 20 de novembro, onde os congressos, conferências e palestras tratam, em sua grande maioria, da valorização cultural do negro.

Ainda que, na maioria das vezes, tragam um aumento da consciência da situação periclitante pela qual passa a população negra no Brasil, como, por exemplo, a violência policial pela qual são destinatários e da ausência de oportunidades, o que verificamos é a insistente e persistente ausência da abordagem do problema econômico do negro em suas diversas facetas.

Uma avaliação mais sincera, poderíamos dizer que, temas como educação financeira, inciativa privada, organização de negócios, disputa pela renda no mercado empresarial passam incólumes por quase todas as discussões, salvo raras exceções como, por exemplo, o debate acerca do “afroempreendedorismo”.

Há, francamente, um desprezo por temas relacionados com a renda do negro. Embora a discussão sobre as cotas raciais tenha avivado o tema do negro no mercado de trabalho, observamos que essa discussão não ultrapassa a noção de emprego formal, muitas vezes pautada no acesso aos cargos públicos.

Em nosso entendimento, teríamos que reforçar a ênfase no problema da renda na vida dos negros, respondendo as seguintes perguntas: por que em bairros majoritariamente negros ou de expressiva população negra, a iniciativa privada (farmácias, armazéns, lojas) não está em mãos de proprietários negros?

Por que mesmo a expressão cultural não se traduz em renda para os negros e, tristemente (apropriação cultural), traduz-se em renda dos não negros? Respondendo com honestidade estas perguntas, podemos afirmar categoricamente que o problema do negro no Brasil foi a inclusão cultural não ter se traduzido em inclusão de renda, muito em razão do racismo, mas, também, por uma equivocada estratégia dos atores sociais negros em abordar o problema da renda na vida dos negros.

Por fim, cabe perguntar: inclusão cultural dos negros sem a devida inclusão de renda é uma nova ou velha forma de alienação?

Autor: Lúcio Antônio Machado Almeida/Doutor em Direito pela UFRGS/ Professor Universitário/Advogado/Diretor da Escola do Legislativo de Porto Alegre/Escritor.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Caribe, África e integración – Por: Jesús Chucho García

ALAI AMLATINA, 15/07/2013.- El espacio Caribe desde el...

Beyoncé confirma que está grávida pela 2ª vez

A estrela pop Beyoncé confirmou, em uma publicação no...

para lembrar

Jefferson tenta ser 1º goleiro negro a ganhar Copa com Brasil

MARTÍN FERNANDEZ ENVIADO ESPECIAL A TORREÓN Jefferson, 28,...

Famoso fotógrafo do movimento de direitos civis era informante do FBI, diz jornal

O famoso fotógrafo do movimento pelos direitos humanos...

“Falaram que sou muito bonito para fazer papel de escravo”, diz Ícaro Silva

Ícaro Silva falou da escassez de papéis para negros...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=