Da Cor do Brasil: A luta anti-racista e a defesa dos direitos humanos

Fonte: Maria Gorete


Contagem regressiva para um “stop” na temporada por Buenos Aires. Em Teresina, será tempo de matar as saudades dos amigos e seguir com as atividades do projeto Da Cor do Brasil, com a meta de reunir gente “sangue bom” que abrace a luta anti-racista, o fortalecimento da cultura da paz e a defesa dos direitos humanos em nossa cidade.

O projeto Da Cor do Brasil é uma das 26 iniciativas sociais aprovadas entre os 711 inscritos no Edital 2009 do Fundo Brasil de Direitos Humanos (SP). A construção de uma sociedade solidária, o respeito aos direitos humanos, à equidade, à diversidade e à pazsocial, são algumas das metas do projeto, que estamos iniciando.

A proposta é difundir informações através de um programa de rádio na internet que mobilize e capacite a juventude, em especial os afrodescendentes, para que ela se torne consciente da luta pela inserção social e seja facilitadora da construção de uma sociedade solidária, promovendo o respeito aos direitos humanos, à igualdade, à diversidade e à paz social.

Mobilizando e capacitando a juventude para que ela possa intervir social e politicamente na construção de uma sociedade solidária e justa, o programa deverá promover o acesso à informação, cultura e ao conhecimento – com enfoque no combate à discriminação racial, social e de etnia, como ferramenta de transformação, estimulando a reflexão sobre temas desafiadores do cotidiano desses jovens. Este será o perfil da rádio online Da Cor do Brasil, que utilizará a tecnologia do software livre, para possibilitar a produção de contéudos de modo colaborativo.

Coerente com o respeito à diversidade e a paz social, a dinâmica do programa Da Cor do Brasil será o estabelecimento do discurso formador, libertador e ainda fortalecedor da luta por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam à democracia, igualdade e a justiça.

A estréia do programa “Da Cor do Brasil” na internet vai acontecer no dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, com a realização do Workshop “Educar para a Paz no Conflito”.

O Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH) é uma fundação sediada em São Paulo que atua em todo o País. Sua proposta é impulsionar as atividades de pessoas e pequenas organizações não-governamentais voltadas para a promoção e defesa dos direitos humanos, criando mecanismos sustentáveis de apoio a projetos sociais.

Desde já, um convite a uma visita ao site experimental do projeto: http://dacordobrasil.wiki.zoho.com e à plena participação de todos.

Vamos construir juntos a paz que queremos!

Matéria original

+ sobre o tema

Governo Temer desrespeita indígenas em audiência pública internacional de Direitos Humanos

Na audiência da CIDH, na Argentina, não compareceram representantes...

Durban +20: nova declaração reforça visão de mundo sem racismo e discriminação

Documento da Assembleia-Geral marca duas décadas da conferência internacional...

O que a venda da Forbes diz sobre a mídia — a de fora e a do Brasil

Paulo Nogueira O caso Forbes – a venda da revista...

para lembrar

OEA condena Brasil por crimes no Araguaia na ditadura militar

A Corte Interamericana de Direitos Humanos, integrante da OEA...

Como se proteger da epidemia de sífilis no Brasil?

O Ministério da Saúde admitiu nesta semana que o...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=