Declaração de deputado do Rio sobre indígenas causa indignação na Bolívia

A Bolívia reagiu com indignação, neste sábado, às declarações do deputado estadual do Rio de Janeiro Rodrigo Amorim (PSL), que afirmou que “quem gosta de índio, que vá para a Bolívia, que além de ser comunista ainda é presidida por um índio”.

por AFP no Folha de São Paulo

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

“Lamentamos o ressurgimento da ideologia de supremacia racista. Perante a intolerância e a discriminação, nós povos indígenas promovemos o respeito e a integração. Temos os mesmos direitos porque somos filhos da mesma Mãe Terra”, escreveu o presidente boliviano, Evo Morales, de origem indígena, em sua conta de Twitter, sem citar o deputado.

Segundo o jornal O Globo, Amorim, do partido do presidente Jair Bolsonaro e que foi o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro, fez essas declarações ao se referir à Aldeia Maracanã, um terreno onde até 1977 funcionou o Museu do Índio e que abriga famílias indígenas.

Amorim defendeu uma “faxina” no local (de 14.300 metros quadrados) para “restaurar a ordem”. Segundo o deputado, o espaço poderia servir como estacionamento, shopping, área de lazer ou equipamento acessório ao estádio do Maracanã, que fica ao lado da Aldeia.

O ex-presidente boliviano Carlos Mesa escreveu nas redes sociais: “Declaração revoltante de deputado brasileiro ofende a Bolívia e não expressa a irmandade de nossos povos. Diferenças ideológicas entre governos não justificam tal afirmação. O indígena é parte essencial de nossas identidades e nossa força como nação”.

A ministra boliviana das Comunicações, Gisela López, escreveu no Twitter que o deputado brasileiro “despreza com ignorância supina nossos antepassados, os verdadeiros donos da Pátria Grande, com palavras que demonstram cegueira e pobreza espiritual”.

+ sobre o tema

MP denuncia equipe de navio por torturar camaronês no Paraná

Dezenove tripulantes foram denunciados por tortura, racismo e tentativa...

Governador Jaques Wagner sanciona a Lei Antibaixaria

por Eliane Costa O governador da Bahia, Jaques Wagner...

Substância tóxica é usada como alisador

Glutaraldeído está substituindo o formol no alisamento de cabelos;...

para lembrar

Falta respeito e dignidade, por Siro Darlan

Visitamos os “educandários” do Estado situados na Ilha do...

Jornada visa acelerar negócios de moda da zona leste de São Paulo

A pandemia de Covid-19 causou impactos significativos para micro...

Tragédia em Brumadinho revela omissão do Brasil com direitos humanos em empresas

Ruptura de barragem, trabalho escravo e adoecimento eram sintomas...

Mobilização Nacional em Roraima: a luta continua e viva até o último índio

    CIR – Com pinturas, danças e cantos tradicionais, expressões...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=