Decreto prorroga execução do Programa Luz para Todos até o fim de 2011

Decreto publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União prorroga o prazo de execução do Programa Luz para Todos até 31 de dezembro de 2011. O objetivo é garantir a conclusão das ligações destinadas ao fornecimento de energia elétrica que tenham sido contratadas ou estejam em processo de contratação até 30 de outubro de 2010.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, é o responsável por prazos e metas em cada estado ou área de concessão

As metas e prazos serão definidos pelo Ministério de Minas e Energia em cada estado ou área de concessão, respeitada a data limite de 31 de dezembro de 2011.

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz Para Todos – foi lançado em novembro de 2003 com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. A meta de levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008 foi atingida em maio de 2009.

Até a implantação do programa, o mapa da exclusão elétrica no país revelava que as famílias sem acesso à energia estavam majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas camadas de baixa renda. Cerca de 90% dessas famílias tinham renda inferior a três salários mínimos e 80% viviam no meio rural.

O programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia é operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. O orçamento é composto por recursos federais dos fundos setoriais de energia – a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR) – e o restante é partilhado entre governos estaduais e as empresas de energia elétrica.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Alemã de 40 anos dá à luz gêmeas negra e branca

Chance deste tipo de parto ocorrer é de uma...

Você consegue diferenciar opinião e mensagem de ódio?

Muitos interpretam opiniões com críticas feitas por terceiros como...

Diretor da OIT diz que Bolsa Família provou ser uma das forças de superação da crise econômica no Brasil

Fonte: Clica Brasília- O diretor executivo do Setor de Proteção...

O Negro

  Por Rosa Montero, para o diário espanhol El País,...

para lembrar

Bolsa Família deveria ser direito constitucionalizado, defende socióloga

Para autora do livro Vozes do Bolsa Família, programa...

Amílcar Cabral é o segundo maior líder da história

O ideólogo das independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde,...

PSDB e PT comemoram empate; Marina se compara com pororoca

Após Datafolha, Serra aposta em debates; presidente petista diz...

Dennis de Oliveira: Sobre as cantadas racistas

Charô Nunes, no final de maio, publicou...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=