Defasagem salarial entre negros e brancos confirma acerto das cotas no serviço público

Avaliação é da ministra Luzia Bairros. Estudo do Dieese mostra que negros têm média de salário até 36,1% menor do que a de não negros

A persistente defasagem salarial entre negros e brancos demonstra o acerto do governo na manutenção da política de cotas raciais, inclusive com sua ampliação para o âmbito do serviço público federal. Assim a ministra Luiza Bairros, titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), avaliou a pesquisa “Os Negros no Mercado de Trabalho”, divulgada na quarta-feira (13), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A ministra se referia ao projeto de lei, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff, que reserva 20% das vagas do serviço público federal para a população negra. Segundo ela, que a medida é necessária para acelerar a participação desta população nos lugares de prestígio do mercado de trabalho, justamente o que mostra a pesquisa do Dieese: os negros representam 48,2% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas. Mas a média do salário desta população chega a ser 36,1% menor do que a de não negros.

“A adoção de cotas nos concursos públicos no governo federal, eu tenho certeza, que vai servir de efeito demonstração também para outros setores. É uma medida com impacto extremamente grande, que certamente vai influenciar as empresas privadas, que ainda são mais tímidas, do ponto de vista de iniciativas como essas”, reiterou Luiza Bairros.

O levantamento do Dieese revela que os negros ocupam cargos de menor qualificação e, consequentemente, têm os salários mais baixos. O levantamento foi feito entre 2011 e 2012, nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, além do Distrito Federal.

Defasagem também atinge a educação

A pesquisa também aponta desproporção também em relação à formação educacional. Dos negros trabalhadores, 27,3% não haviam concluído o ensino fundamental (que vai do 1º ao 9° ano) e apenas 11,8% conquistaram o diploma de ensino superior, ao passo que entre os não negros em atividade 17,8% não terminaram o ensino fundamental e 23,4% formaram-se em uma faculdade. E, segundo o Dieese, esse cenário se reflete nos ganhos salariais.

Ainda assim, mesmo com nível de estudo similar, os negros ainda saem perdendo na batalha por melhores salários. De acordo com o Dieese, um trabalhador negro com nível superior completo recebe na indústria da transformação, em média, R$ 17,39 por hora, enquanto um não negro chega a receber R$ 29,03 por hora. Isso pode ser explicado, segundo o departamento, porque “o avanço escolar beneficia a todos promovendo o aumento dos ganhos do trabalho, mas de maneira mais expressiva para os não negros”.

Fonte:Portal Dia Dia

+ sobre o tema

A carta da Pastoral da Terra para a presidente Dilma

CARTA ABERTA Para a Sra. Presidenta da República Dilma Rousseff Excelentíssima Senhora, A...

Liminar suspende expulsão dos Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul

Liminar que determinava saída dos Guarani Kaiowá em MS...

Cinco lições sobre a vida e o Direito, por ministro Barroso

Confira "manual de instruções" elaborado pelo ministro Luís Roberto...

Os bastidores da Resolução 196/1996 e as cobaias humanas

Em “Tributo ao dr. Adib Jatene, um humanista de...

para lembrar

Bullying no trabalho é comum, mas vítima nem sempre percebe

Michelle Achkar Pedir projetos ou relatórios em...

Morar com dignidade na selva de pedra parece sonho, mas é direito

Imóveis ocupados têm histórico de abandono e, geralmente, possuem...

SUS terá atendimento para mulheres e vítimas de violência doméstica e sexual

O atendimento especializado para mulheres e vítimas de violência...

PEC que proíbe aborto avança no Senado e pode ser votada na CCJ

Desarquivada em fevereiro, a PEC 29/2015 garante a “inviolabilidade...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=