Depois de dois anos de luta, Pinheirinho resiste como Palmares

 

Patricia Faermann

O Pinheirinho tinha 1,3 milhão de metros quadrados; o Pinheirinho dos Palmares terá 645 mil. O terreno do Pinheirinho, em 2013, estava avaliado em R$ 187,4 milhões; somente as obras que começam hoje custarão R$ 169,7 milhões. O Pinheirinho já durava 8 anos; o dos Palmares começará em 2015. Falando em espaço, dinheiro e história, as contradições revelam o que cerca de oito mil moradores lutaram em um Brasil de histórica batalha por terras e lobby imobiliário.

“É lógico que essa lembrança da forma abrupta e vergonhosa com que tiraram os moradores vai ficar para o resto da vida, mas com esse empreendimento, eu tenho certeza, é uma forma de mostrar um modelo novo para tratar esse problema no país”, disse o secretário de Habitação de São José dos Campos, Miguel Sampaio, em entrevista ao GGN.

Toninho, o advogado dos moradores que os acompanha desde a primeira ocupação do grupo, prefere descrever como “para que nunca mais aconteça”.

O lançamento para a construção de 1.700 casas para as famílias do Pinheirinho que foram expulsas da ocupação, em janeiro de 2012, ocorreu hoje (25), com a presença de Dilma Rousseff, em São José dos Campos.

E é em nome desse “para que nunca mais aconteça” que o secretário de Habitação respondeu às acusações de que os ex-moradores estariam “furando fila” dos que esperam na lista do programa por moradia:

“Se estivéssemos atendendo só a um lado eu até concordava com essa afirmação. Não é verdadeira. Nós já contratamos mais de 3400 moradias para as pessoas que estão na fila, vamos contratar mais 2100 até o final de junho, vamos para mais de 5 mil. Ora, estamos resolvendo o caso do Pinheirinho e da nossa fila. Estamos trabalhando para solucionar até o final de 2015 e 2016, no máximo, uma boa parte da demanda do déficit habitacional de São José dos Campos”, anunciou o secretário.

O Pinheirinho dos Palmares terá espaços de área verde e de lazer, ruas largas, terrenos e plantas de casa maiores que os das construções padrão do programa habitacional – de 140m² passou para 160m², com casas de 46m². O bairro também será estruturado com escola estadual, centro poliesportivo, creche e unidades de saúde.

Para Sampaio, essas construções térreas do novo Pinheirinho serviram de exemplo para as próximas demandas da cidade. “O Pinheirinho acabou mostrando um novo modelo de moradia que nós passamos a exigir, modelo totalmente diferente que nós queremos apresentar para o país para a desocupação de áreas, sem precisar usar a brutalidade”, disse.

O advogado e sindicalista Toninho esteve durante todo o dia em reuniões. Por sua página em redes sociais, exprimiu no dia 22 de março – exatos 2 anos e 2 meses após a retirada das famílias – o sentimento da conquista do terreno pelos ex-moradores:

“Emocionante a assembléia do Pinheirinho hoje à tarde.
No rosto sofrido, a alegria estampada.
Muitos abraços, muita felicidade.A vitoria é contagiante.Lágrimas, só de alegria. Bombas, só dos fogos comemorativos.
Balas, só de caramelos. Gás, só da confiança no futuro.
Sem polícia, sem helicópteros, sem cassetetes, sem traumas.A dor da desocupação virou cicatriz. Não se apagará.
Não será esquecida, para que nunca mais aconteça.
Lembraremos o passado para preparar o futuro.O Pinheirinho dos Palmares é realidade.
Sua existência será sempre a prova viva de que lutar vale a pena.Daqui algum tempo ninguém mais se lembrará do nome dos poderosos que destruíram o Pinheirinho. 
Mas saberão que o bairro é a memoria viva de uma luta.Serão 1700 casas, serão 1700 monumentos a homenagear a capacidade de luta e resistência de um povo. Agora começa uma nova fase. Mas fica nosso compromisso de que, enquanto houver uma família que não tenha onde morar, nossa luta tem de continuar.”

A previsão para entrega das casas é dezembro de 2015, “antes do Natal, se Deus quiser”, concluiu Miguel Sampaio.

Durante a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff pronunciou: “Quero dizer para as famílias do Pinheirinho. Quando vocês, daqui a um ano, entrarem na casa de vocês, entrem de cabeça erguida. Vocês não devem essa casa a ninguém, nem a mim, não devem ao governo federal, ao governo estadual, nem à prefeitura. Essa casa vem, primeiro, do dinheiro arrecadado do povo brasileiro. Segundo, vem também da luta de vocês. Vocês conquistaram essa casa. Vocês têm direito a ela, é uma questão de cidadania e é assim que o povo do Brasil tem de ser tratado”.

 

 

 

Fonte: Jornal GGN

+ sobre o tema

Eliminar a discriminação no trabalho é uma das metas do MPT

O alto índice de exclusão racial demonstrado em pesquisas...

Mulheres negras presidem pela primeira vez Comissões de Direitos Humanos em três Estados no Brasil

A deputada estadual Leninha (PT-MG), Renata Souza (PSOL-RJ) e...

Comitê seleciona Relatoras/es Nacionais de Direitos Humanos da Plataforma Dhesca

Ao todo, foram 57 pessoas que se inscreveram no...

Ainda o Aborto, por Sueli Carneiro

No artigo "Redução de danos" (AOL Notícias), Renato Janine...

para lembrar

SEPPIR é premiada em concurso de inovação na gestão pública federal

Projeto de Integração de Dados do Programa Brasil Quilombola...

INSS corta benefício e mães de crianças com microcefalia protestam em Pernambuco

Há três meses que 22 mães de crianças com...

O que pensa o ministro Arthur Chioro sobre a saúde da mulher – por: Fátima Oliveira

Preocupada com o silêncio sepulcral do novo ministro da...

Tortura é crime

Projeto de Lei que cria órgão de prevenção e...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=