Dia da Consciência Negra: quais são nossas tarefas na construção de uma agenda revolucionária antirracista e antissexista?

Rio de Janeiro – As lutas pela radicalidade democrática e republicana no Brasil seguem diferentes estratégias de acordo com as concepções ideológicas, métodos propostos e características singulares dos sujeitos que constituem os seus diferentes movimentos e instituições. Essas proximidades e diferenças se manifestam quando nos vemos diante de mais um “Dia da Consciência Negra”: devemos nessa data celebrar as conquistas e lutas da população negra e de pessoas/organizações aliadas? Devemos enfatizar mais as violências contras as populações negras e denunciar os mecanismos estruturais que reproduzem a desigualdade brasileira – e que tem o racismo institucional como seu elemento estruturante? Ou devemos buscar valorizar/reconhecer/construir novas agendas que nos permitam avançar nos campos institucionais e na vida cotidiana coletiva de modo a melhorar a vida das pessoas pretas?

Por Jailson de Souza e Silva, do  Observatório de Favelas

Reconheço minhas dificuldades históricas com os grupos que se dedicam apenas à denúncia das ações dos grupos dominantes – que controlam o Estado, o Mercado e tantas outras instituições – em relação aos subalternizados. Penso que isso faz com reconheçamos apenas o protagonismo de suas ações e proposições, deixando de valorizar a imensa potência presente nas práticas sociais dos grupos periféricos. Desse modo, não valorizamos a originalidade, inovação e capacidade de construção protagonista presente no campo dedicado à transformação do mundo social brasileiro.

Diante, todavia, do avanço das forças reacionárias, que assumem de forma transparente sua consciência e práticas escravocratas, penso que a denúncia e o discurso da resistência devem ser mais visibilizados. Pois, impossível não ver a desfaçatez, a partir da liderança do governo golpista de Temer, com que se atacam as bases da frágil e insuficiente democracia nacional. Seja através do desmonte do sistema de proteção ao trabalho, no fortalecimento do trabalho escravo, na destruição do sistema previdenciário e na destruição do princípio republicano – nunca cumprido, mas nunca tão desmoralizado – que todos os cidadãos são iguais diante da lei.

Mas, mesmo afirmando a necessidade de resistir/denunciar, não se pode deixar de centrar atenção na energia pulsante e avassaladora das mulheres negras e seus coletivos; nas práticas culturais de coletivos negros; nos milhões de pessoas negras nas universidades, afirmando seu lugar e se apropriando dessa forma de saber; na valorização do saber dos ancestrais e na disseminação da resposta às intolerâncias no campo religioso; na afirmação das ações afirmativas no funcionalismo público e na busca de sua ampliação para as organizações de Mercado. Enfim, há uma agenda negra em cena que se fortalece a cada dia e que deve também ser reconhecida e estimulada.

Por isso, temos de parar de usar o “ou”, estabelecendo hierarquias ou disputas entre as estratégias contra os conservadores e reacionários e passar a usar o “e”. Logo, denúncias contra o racismo, resistência contra as forças reacionárias e a afirmação de agendas que afirmem a radicalidade democrática para a superação do racismo institucional e do sexismo – que afeta de forma ainda mais violenta as mulheres negras – são as formas complementares que, em suas diferenças, as organizações, coletivos e movimentos usam para afirmar: Zumbi está em cada um de nós e cada um de nós, todos nós, somos Zumbi! Nessas lutas que se somam e nos tornam mais fortes é que vamos aprendendo uma sábia lição: que não nos esqueçamos, nos embates cotidianos, sobre quem são os verdadeiros adversários e a quem devemos combater.

* Jailson de Souza e Silva é Fundador do Observatório de Favelas e Diretor Geral do Instituto Maria e João Aleixo

+ sobre o tema

“Ah. . . mas o meu cabelo não é assim!”

 Pra começar, compartilho com vocês a reflexão abaixo, exposta...

Alicia Keys se declara ‘apaixonada’ pelo Brasil em carta; leia

A cantora Alicia Keys, que veio ao Brasil...

Lukaku venceu a fome e o racismo para brilhar como um dos artilheiros da Copa

Descendente de congoleses, o atacante do Manchester United fala...

para lembrar

Como Lázaro Ramos quer usar a internet e a criatividade do público para contar boas histórias na TV

Lázaro Ramos não para. Ator, produtor, escritor e apresentador,...

Jovens dançarinos vão levar o passinho para a Sapucaí

A Imperatriz Leopoldinense, a penúltima a desfilar na Marquês...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=